O deputado estadual Cabo Bebeto, que já foi do PSL e agora está sem partido, é o maior representante do presidente Jair Bolsonaro na Assembleia Legislativa Estadual (ALE). Defensor e aliado fiel do presidente, o deputado também deixou o PSL, assim como fez Bolsonaro, e faz questão de destacar as ações do governo federal sempre que possível.
O deputado, oriundo das categorias militares, representa a direita conservadora do Estado. Por isso, chamou atenção, na semana passada, um anúncio que ele próprio fez: o apoio à pré-candidatura a prefeito de Maceió de João Henrique Caldas, que atualmente é deputado federal e comanda o Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Alagoas, ao qual é filiado.
Isso mesmo: o deputado de direita e aliado fiel de Bolsonaro apoia, em Maceió, a candidatura de um pré-candidato a prefeito de um partido socialista.
Depois da repercussão não muito positiva do apoio do deputado a JHC, como é conhecido o deputado filho do ex-deputado e ex-prefeito João Caldas, ele foi às redes sociais se explicar. Disse que aguardou, por quase dois meses, a orientação dada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente, sobre as eleições municipais de Maceió.
“Tive uma reunião longa há dois meses com o deputado federal Eduardo Bolsonaro, discutindo a eleição da prefeitura de Maceió. Falei de todo cenário, expliquei tudo para ele e Eduardo, conversando comigo, me disse: ‘ó Bebeto, diante dessa situação eu votaria em JHC, além de ser amigo meu, ou seja, JHC é amigo dele, ele vota em muitas pauta com a gente… lógico que existem outras pautas que o partido (é contra), por ser deputado federal tem o voto de bancada, mas o JHC vota em quase tudo com a gente e eu votaria nele’”, declarou Cabo Bebeto.
Não custa lembrar que, nas eleições de 2018, quando JHC foi reeleito, o pai dele, João Caldas, foi candidato a deputado estadual. Na propaganda eleitoral da TV, João Caldas aparecia ao lado de Jair Bolsonaro, então deputado federal e candidato a presidente, que pedia voto para o candidato alagoano. Não adiantou muito, pois João Caldas não foi eleito.
Resta saber, agora, se o apoio dos Bolsonaro e dos bolsonaristas vai fazer diferença na campanha de JHC em disputa pela prefeitura. Em 2016, o deputado disputou o mesmo cargo, mas foi derrotado pelo atual prefeito Rui Palmeira.
Utilize o formulário abaixo para comentar.