O juiz da 39ª Zona Eleitoral de Água Branca, Rômulo Vasconcelos de Albuquerque, indeferiu, na noite deste domingo (11), os pedidos de registro de candidatura a prefeito de Pariconha de Fabiano Ribeiro (PP) e a vice-prefeito de Luiz Valmir da Silva Gomes, conhecido como Valmir de Zé de Moça (PR). O candidato a vereador Gabriel Carvalho da Silva (PR) também teve a candidatura indeferida.
O magistrado analisou que o prefeito Doutor Fabiano, como é mais conhecido, mesmo estando na chefia do Poder Executivo Municipal, ainda assumiria função de médico na Secretaria Municipal de Saúde, e que não teria comprovado a desincompatibilização do referido cargo dentro do prazo previsto pela Justiça Eleitoral.
Ainda na mesma decisão, embora não tenha sido o motivo do indeferimento, o juiz remeteu à Promotoria de Justiça do município cópia de um processo contra o prefeito por indícios de ato de improbidade administrativa supostamente praticada entre 2012 e 2016.
Quanto ao candidato a vice-prefeito, ele está apto a disputar ao cargo, mas teve o pedido de registro de candidatura indeferido porque no caso de chapa majoritária os candidatos são julgados em conjunto. Ou seja, se um tiver o registro de candidatura indeferido, com o outro acontecerá a mesma coisa, estando ele apto ou não.
Já a respeito do indeferimento da candidatura a vereador de Gabriel, o juiz da 39ª Zona Eleitoral verificou que o candidato não teria se afastado dentro do prazo legal de um cargo de assessoria na Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio. Gabriel, que é filho do candidato a vice-prefeito Valmir, também pode recorrer da decisão.
Em contato com a reportagem, a Assessoria do prefeito Doutor Fabiano informou que ele vai recorrer da decisão e que não vai indicar outro candidato para lhe substituir na chapa, porque tem certeza de que sua candidatura será deferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL)
Sobre o fato que originou o indeferimento, a assessoria explicou que o prefeito tem como comprovar que não fez parte de nenhum cargo junto à secretaria Municipal de Saúde e que vai comprovar tudo junto ao TRE/AL.
A Assessoria encerrou o contato pedindo calma à população que vota em Doutor Fabiano e garantiu que a campanha continua com a mesma intensidade.
O Correio Notícia não conseguiu contato com Gabriel Carvalho e Valmir de Zé de Moça.
Utilize o formulário abaixo para comentar.