O deputado estadual Olavo Calheiros (PMDB), que é irmão do senador Renan Calheiros (PMDB) e tio do governador Renan Filho (PMDB), fez um discurso em Monteirópolis, na noite de segunda-feira (26), em defesa do atual prefeito, Elmo Medeiros (PMDB), que concorre à reeleição e responde a um processo na Justiça encaminhado pelo Ministério Público Estadual (MPE/AL).
Na ação, o MPE/AL alega que o gestor, secretários e ex-secretários municipais estariam envolvidos num esquema fraudulento de desvio de dinheiro público, peculato (art. 312 CP), falsidade ideológica (art. 299 do CP), uso de documentos falsos (art. 304 CP), fraude em licitação (art. 90 da lei 8666/93) e organização criminosa (art. 1º da lei 12.850/2013), além de crimes de responsabilidade previstos no Decreto-Lei nº 201/67.
Além de defender o prefeito, dizendo que a gestão dele foi “garroteada”, o deputado fez críticas ao promotor do caso, Luiz Tenório Oliveira de Almeida, titular da Promotoria de Justiça de Santana do Ipanema e um dos integrantes do Gecoc (Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas).
“O Elmo teve a sua administração garroteada e impedida na sua plenitude de funcionar tem mais de três anos, pela ação irresponsável de um promotor de Justiça que acha que é Deus e o dono do mundo. Se nesse processo que Monteirópolis vive, alguém tivesse que ter sido preso nele, teria que ter sido esse promotor, porque ele é um aloprado, é um degenerado, é um irresponsável, despreparado, que age fora da lei. E a autoridade que age gora da lei, que age na ilegalidade, ele é um marginal. É isso que é esse promotor”, declarou o deputado estadual, numa praça pública ao lado do prefeito Elmo, sob aplausos dos eleitores que acompanhavam o discurso.
“Mas o Estado de Alagoas todo já conhece. Ele é uma fichinha carimbada, vive da extorsão às autoridades e aos políticos. Tudo isso na tentativa de apadrinhar o seu filho e a sua família. Ele age assim: ele tem um filho que diz que é advogado. Pra ele não perseguir o município e o prefeito, o prefeito tem que arrumar uma consultoria pra o filho dele. Não precisa nem trabalhar, ele não precisa aparecer, basta que no fim do mês se mande o dinheiro pra o filho dele e pra família dele”, acusou Olavo Calheiros.
“E o que é que houve em Monteirópolis? O Elmo vocês conhecem, é uma pessoa séria, é um homem de bem, é um homem que se elegeu com o sonho de transformar Monteirópolis e tem convivido com ele e sofrido diuturnamente pelas perseguições que tem vivido. O Elmo não aceitou. Monteirópolis não tinha como dar dinheiro ao promotor através do seu filho, e não podia, e por isso o Elmo tem sido perseguido, a administração foi garroteada, foi travada, e nós sofremos esse tempo todo. O inimigo maior da cidade de Monteirópolis, o inimigo maior do povo de Monteirópolis é esse rapaz, é esse promotor, que acha que é o dono do mundo e que pode tudo. Mas nós vamos nos defender, nós vamos nos defender e vamos mostrar a Monteirópolis e a Alagoas que nós estamos com a razão, que nós estamos certos, que esse promotor é um vigarista, e nós haveremos de desmoralizá-lo”, disse o deputado.
Procurado pela reportagem do Correio Notícia, o promotor Luiz Tenório preferiu não comentar as declarações do deputado.
Assista ao vídeo:
Utilize o formulário abaixo para comentar.