O simples fato de declarar apoio a Jair Bolsonaro (PSL), que foi diplomado nesta segunda-feira (10) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após vencer as eleições para a Presidência da República, não garante a um político local, por exemplo, o voto do eleitor de seu município. Pelo menos foi o que revelou uma enquete do Correio Notícia.
A pergunta era “Você votaria em alguém apenas por declarar apoio a Jair Bolsonaro?”. A opção “Não” recebeu 384 participações, o que equivale a 78,85% do total. Já a opção “Sim” recebeu 103 participações, o equivalente a 21,15% do total.
Desse modo, apenas a declaração de um político local, por exemplo, de ter apoiado Jair Bolsonaro na eleições deste ano é insuficiente, na opinião de quase 80% dos participantes da enquete, para receber o voto deles. É preciso, portanto, que o candidato local apresente outros argumentos e também suas propostas.
É importante ressaltar que a enquete do Correio Notícia não se trata de pesquisa e, portanto, não precisa de registro nos Tribunais Superiores. Ela é um mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, a qual não utiliza método científico para sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado.
Utilize o formulário abaixo para comentar.