Todos os 12.219 eleitores de Inhapi, no Sertão de Alagoas, terão que solicitar a emissão de um novo título eleitoral. A decisão foi tomada pela Justiça em virtude da mudança de jurisdição do município, que antes pertencia à 27ª Zona Eleitoral, com sede em Mata Grande, e, desde o mês passado, passou a pertencer à 39ª Zona Eleitoral, com sede em Água Branca.
Uma portaria assinada pelo juiz eleitoral Filipe Ferreira Munguba, da 27ª Zona Eleitoral, foi publicada no dia 19 de outubro sobre o assunto.
No documento, ele deixa claro que todos os eleitores de Inhapi devem procurar a Justiça Eleitoral em Água Branca para solicitar a emissão do novo título.
Como 2018 é ano eleitoral, o título será necessário para todos que queiram participar do pleito. O documento também é solicitado em várias situações, como tomar posse em cargo público ou realizar matrícula em universidade.
Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), 22,4% dos eleitores de Inhapi são analfabetos, 24,86% conseguem apenas ler e escrever, 29,07% possuem o ensino fundamental incompleto e só 2,50% possuem o ensino fundamental completo.
O TRE/AL também informa que 10,79% dos eleitores de Inhapi não concluíram o ensino médio, 7,7% concluíram o ensino médio e 1,22% possui ensino superior incompleto. Somente 1,46% possui o ensino superior completo.
Utilize o formulário abaixo para comentar.