Mais de 73% dos internautas que responderam a uma enquete do Correio Notícia disseram que não acreditam nos resultados das pesquisas eleitorais, encomendadas para saber a intenção de voto dos eleitores durante a campanha que antecede o dia da votação.
Por outro lado, 26,43% responderam que acreditam nas pesquisas. A pergunta da enquete era simples e direta: “Você acredita em resultados de pesquisas eleitorais?”. As respostas oferecidas eram “Sim” e “Não”.
Do total de 681 participações, 501 (73,57%) escolheram a resposta “Não”, enquanto 180 (26,43%) escolheram a resposta “Sim”.
Por lei, todas as pesquisas eleitorais devem ser registradas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Se isso não for feito, ela não terá validade e seus responsáveis podem ser punidos. Há também metodologias que devem ser seguidas durante a realização da pesquisa, que evidencia apenas uma pequena amostragem da população de uma cidade, de um estado ou do país.
É importante ressaltar que a enquete do Correio Notícia não se trata de pesquisa e, portanto, não precisa de registro nos Tribunais Superiores. Ela é um mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, a qual não utiliza método científico para sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado.
Utilize o formulário abaixo para comentar.