Derrotado na eleição de 2020 por uma diferença de 572 votos, o ex-prefeito de Olivença, Jorginaldo Menezes, o "Véio Duca", confirmou sua pré-candidatura e novamente irá disputar contra o atual gestor e candidato a reeleição, Josimar Dionisio (MDB), o “Jó”.
O anuncio foi feito através das redes sociais do ex-prefeito Mailson Bulhões, que afirmou ter desistido de concorrer a eleição de prefeito para apoiar "Véio Duca", que já foi prefeito de Olivença outras duas vezes, entre 2009 a 2016.
Quem conhece as eleições em Olivença não esconde que os pleitos no município são bastante disputados voto a voto e este ano, embora "Jó" lidere em todas as pesquisas e seja considerado um prefeito festeiro e que tem muito bem se utilizado das redes sociais para alavancar sua popularidade, também reconhece que o gestor não terá uma campanha fácil.
Todavia, as ausências de duas ferramentas para uma campanha pode custar uma derrota para a oposição. Ao contrário de seu opositor, "Véio Duca" não utiliza as redes sociais para levar a mensagem da oposição a todos os eleitores, impedindo que a população conheça os projetos que podem ser colocados em prárica.
O grupo também não interage com os possíveis eleitores atráves das redes e não demonstra simpatia em "tomar" os meios de comunicação da região a fim de expandir a mensagem da oposição. Sem um marketing político para guiá-los, profetizam especialistas, que a oposição poderá enfrentar uma derrota nas urnas.
E exemplos não faltam. No pleito de 2016 "Jó" perdeu por uma diferença de apenas 11 votos para Zé Arnaldo, que naquele ano venceu com 3.511 votos, tendo 1.243 abstenções. Destaca-se que naquele ano Josimar Dionísio liderava todas as pesquisas, mesmo detalhe de "Véio Duca", que também liderava todas as pesquisas em 2020.
Sem seu vice-prefeito, rompido politicamente após não concordar com uma série de atitudes políticas e pessoais tomadas por "Jó", a união entre Mailson, outro ex-aliado do atual prefeito e "Véio Duca" prometem instigar a disputa.
Segundo o Censo 2022 do IBGE, Olivença tem 10.812 habitantes e entre janeiro a abril deste ano ganhou 220 novos eleitores aptos a votarem nas eleições de outubro. O município passou a ter no total 10.123 eleitores, sendo que 2.460 têm entre 25 a 34 anos, 2.178 têm entre 45 a 59 e 1.926 têm entre 35 a 44 anos.
Outro ingrediente na politica oliventina, conforme os novos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são os 2.984 eleitores que só sabem lêr e escrever e 2.635 que têm o ensino fundamental incompleto. Já os analfabetos que também estão aptos a votar somam 1.008,.
Utilize o formulário abaixo para comentar.