A descoberta de quatro sítios paleontológicos em Inhapi, na mesorregião Sertão de Alagoas, tem atraído vários estudiosos e turistas para o município desde 2012, quando os primeiros materiais pré-históricos foram encontrados.
Um desses sítios está localizado na propriedade do agricultor Antenor Romualdo Costa, de 67 anos. Ele foi responsável pela primeira descoberta de fósseis no município, mas os encontrou por acaso, quando estava escavando um açude em uma região rochosa de seu terreno, no Sítio Lagoa.
“Quando a gente estava trabalhando, encontramos aquelas camadas que pareciam ossos, costelas, essas coisas. Um rapaz aqui da cidade ficou sabendo e apareceu aqui, depois chamou um professor de Maceió, que começou a escavar e explicou que eram fósseis”, relatou o agricultou, que, antes da chegada de especialistas, já suspeitava de que o material poderia ser pré-histórico.
Antenor Romualdo Costa descobriu por acaso primeiros fósseis no município - Foto Jota Silva |
No local foram encontrados fósseis de uma preguiça gigante e parte de um mastodonte, que, segundo especialistas, viveram entre 10 mil e 80 mil anos atrás, chegavam a cinco metros de altura e pesavam cerca de seis toneladas. Também foram encontrados outros fragmentos ósseos de tatus e outras espécies de mamíferos pleistocênicos.
Os primeiros fósseis localizados foram retirados por especialistas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e levados para o Museu de História Natural da universidade, localizado em Maceió, capital alagoana. O mesmo aconteceu com outros materiais encontrados em mais três sítios paleontológicos situados no município sertanejo, que tem 18 mil habitantes.
Construção de Museu Municipal
Grande parte dos turistas que visitam os sítios paleontológicos reclama por não conseguir ver os fósseis encontrados porque foram levados para o Museu de História Natural da Ufal, em Maceió. O jornalista Emerson Emídio, de 27 anos, que visitou um dos sítios recentemente, é uma dessas pessoas insatisfeitas.
O secretário municipal de Cultura, Claudemir Moreira, informou que está em andamento na prefeitura um projeto para construção de um museu municipal, onde os fósseis encontrados serão expostos para o público. Ele esclareceu que o material levado para Maceió será devolvido para o município tão logo o museu seja construído.
Claudemir Moreira ainda falou sobre as ações que tem adotado à frente da secretaria para atrair turistas para o município.
Assista documentário sobre descobertas em Inhapi
Utilize o formulário abaixo para comentar.