A presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, disse nesta 5ª feira (28.abr.2022) que as lojas físicas ajudam o comércio digital a crescer. Ela disse que a Amazon e Alibaba abriram unidades para atender o consumidor de forma mais rápida. “Hoje o consumidor quer preço e rapidez de entrega. Não aceita mais falar que daqui a 20 dias vai chegar o produto. Quando tem uma loja física, o cliente em 2 horas pega na loja o produto que ele acabou de comprar [no on-line] com um custo muito menor”, afirmou..
“Hoje o consumidor quer preço e rapidez de entrega. Não aceita mais falar que daqui a 20 dias vai chegar o produto. Quando tem uma loja física, o cliente em 2 horas pega na loja o produto que ele acabou de comprar [no on-line] com um custo muito menor”, afirmou.
Ela citou que as ações da Magalu estavam em baixa e a empresa era o “patinho feio” do mercado quando começou a inaugurar lojas físicas enquanto investia no digital. “Quando é que começou a mudar: quando a Amazon e a Alibaba começaram a comprar loja física. A Amazon vai montar 800 nos Estados Unidos”, declarou.
Luiza Trajano disse que as lojas vão se adaptar ao futuro e a empresa tem que pensar no consumidor. Segundo a presidente do conselho da empresa, o cliente não aceita esperar 20 até uma mercadoria chegar. Em 2 horas é possível comprar o produto na internet e pegá-lo na loja. “O físico não vai acabar, vai se reformulando e sendo cada vez um ponto de atendimento, e até pós-venda. Porque é muito importante o ponto de pós-venda até no digital”, disse.
Luiza Trajano elogiou os palestrantes do seminário do IDV e combinou com Marcelo Silva, presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo, a confecção de um conjunto de normas para o combate à ilegalidade no setor. Estabeleceu apresentar 5 propostas como medida provisória até 30 de maio.
“Eu tenho uma ideia. Se a gente não sair com alguma coisa pronta… É muito sério o que estamos vivendo. É um perde e perde”, disse. “[Precisamos criar medidas] para que a gente possa entrar com uma medida provisória imediatamente com os deputados que vieram aqui. […] Sair daqui com medidas claras”, completou.
Trajano disse que o Magazine Luiza tem uma equipe específica para testar os produtos que são vendidos e descartar os que não têm nota e são ilegais.
O seminário do IDV debateu sobre os impactos da ilegalidade no varejo digital e como esse cenário pode ser enfrentado pelo setor no Brasil. O evento tem o apoio da Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas).
Utilize o formulário abaixo para comentar.