Existem umas poucas nações no mundo que ainda se recusam a entender a gravidade da pandemia ignorando completamente a ciência e as orientações da Organização Mundial da Saúde. São países sob regimes autoritários, onde a vida segue normalmente, sem isolamento social. Veja na reportagem de Caco Barcellos e Estevan Muniz, do Profissão Repórter.
Belarus é uma antiga república soviética, governada pelo mesmo presidente desde 1994 e sem eleições livres desde então.
Duas declarações do presidente Lukashenko chamaram a atenção de todos. Em uma reunião, ele diz que os bielorrussos deveriam tomar vodka e ir a sauna para se prevenir da Covid-19. Em uma partida de hóquei, em um estádio lotado no meio da pandemia, ele diz que não está vendo nenhum vírus no ar.
O governo de Belarus não está aplicando medidas de isolamento social, mas muita gente está andando de máscara por conta própria nas ruas. A embaixada do país no Brasil diz que o governo adota todas as medidas necessárias para combater a propagação do coronavírus, mas numa visita recente, o representante da Organização Mundial De Saúde afirmou que os casos estão dobrando a cada dois ou três dias em Belarus.
Clique aqui para assistir a reportagem completa do Fantástico/TV Globo.
Utilize o formulário abaixo para comentar.