Repercute a informação publicada no portal Metrópoles, no último sábado (24), que afirma que em cerca de 160 cidades, em 23 estados, 1.254 pessoas foram imunizadas contra a Covid-19, com doses de lotes do imunizante da Oxford/AstraZeneca, que estava com a data vencida.
A informação, segundo o Metrópoles, teria sido conseguida através do Ministério da Saúde.
Para chegar à informação, o (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, teria cruzado as informações oficiais sobre vacinas aplicadas com os registros de envios de imunizantes para as unidades da federação, onde constam a data de vencimento para cada lote.
Em Alagoas, conforme a reportagem, 15 pessoas teriam tomado a vacina do mesmo lote vencido.
Os dados divulgados pelo portal noticioso indicam que as vacinas com as doses supostamente fora de validade foram aplicadas em sete moradores de Arapiraca; dois de Delmiro Gouveia, um de Flexeiras, dois de Maceió; dois de Paripueira e um de Viçosa.
O problema envolve as doses de três lotes de vacinas produzidas pela AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, fabricadas na Índia e importadas prontas pelo Brasil. Seriam os lotes 4120Z001, 4120Z004 e 4120Z005. São grupos de imunizantes cuja data de validade, de seis meses, já expirou.
Em nota, as assessorias das prefeituras de Arapiraca e Maceió informaram que vão apurar a informação. Já a Prefeitura de Paripueira, na região Norte de Alagoas, desmentiu a notícia.
Utilize o formulário abaixo para comentar.