O indígena Daniel, representante dos povos que realizam protesto na rodovia federal BR-423, em entrevista ao programa Tribuna Popular, da Rádio Correio FM (91,9 Mhz), disse que o dirigente da Fundação Nacional do Índio (Funai) não está cumprindo o papel dele em defesa das comunidades.
Ele também relatou ao repórter Fábio Guedes que as reivindicações de melhorias se estendem desde o ano de 2019. “O Sertão é formado por cinco comunidades indígenas. Ele não faz o papel dele como representante da Funai em dar assistência aos povos e por isso estamos aqui para chamar a atenção da sociedade sobre a luta da nossa causa”, afirmou.
Nas palavras do representante, o dirigente tem causado divisão entre os índios. “O papel da Funai é prestar apoio aos indígenas e não ficar contra. Nosso intuito não é prejudicar a sociedade”, enfatizou.
Ele ainda reforçou que casos de saúde estão sendo liberados para passagem na via. O protesto realizado pelos povos indígenas das etnias Katokinn, Geripankó e Karuazu, todas situada em Pariconha, teve início por volta das 6h desta quinta-feira (4). Um representante do Ministério Público Federal (MPF) também está no local para ouvir os indígenas.
A reportagem do Correio Notícia tentou contato com o dirigente local da Funai, mas até o fechamento desta edição, não obteve êxito. O site reforça que está à disposição, caso o gestor deseje apresentar a versão dele.
Utilize o formulário abaixo para comentar.