A equipe de crédito da Desenvolve avaliará, na próxima semana, a solicitação de crédito apresentada, nessa quinta-feira (23), por criadores de aves que tem por objetivo a compra de ração em atacado. A demanda impactará, diretamente, na diminuição dos custos da produção.
A reunião aconteceu na sede da Agência de Fomento, entre o presidente Rafael Brito e dirigentes da Cooperativa de Avicultores e Agricultores Familiares do Sertão Alagoano (Coopafas), sediada em Santana do Ipanema e que reúne 96 avicultores de diversos municípios sertanejos.
Segundo o presidente da cooperativa, José Ademir, a pretensão é investir o recurso na antecipação do pagamento aos cooperados, oportunizando aos criadores a rápida renovação da criação, assim como para a compra de ração em larga escala, diminuindo o valor final da compra e ganhando em redução de custos.
“A Desenvolve chega até nós no momento certo para ampliar nossa produção, pois o mercado local já necessita há tempos de uma maior oferta de aves. Com esse fomento teremos maior poder de compra na hora de adquirir a ração. Assim, sobra dinheiro para investir na criação”, mencionou José Ademir.
O recurso pleiteado pela entidade no valor de R$ 300 mil poderá ser liberado a partir do Programa Coopmais, lançado no mês de maio, criado para atender cooperativas e associações produtivas de Alagoas, com taxa de 7,5% ao ano e carência de até 18 meses para pagamento.
Rafael Brito lembrou que o recurso ajudará a fortalecer o setor. “Além de fazer o dinheiro chegar às mãos dos criadores, também ajudaremos a melhorar a margem financeira de trabalho desses cooperados”, afirmou completando que “a ação alavancará a produção no alto Sertão alagoano”.
De acordo com Fábio Leão, diretor de Desenvolvimento e Projetos da Agência, essa foi a primeira reunião para ouvir a demanda da Coopafas. Os cooperados deverão elaborar um projeto apresentando os detalhes do investimento para, então, ser submetido ao comitê de crédito da Desenvolve.
Participaram também da reunião o gerente de Crédito da Desenvolve, Thiago Pires, José Pedro, tesoureiro da Coopafas e do técnico da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Jorge Santana.
Utilize o formulário abaixo para comentar.