Um flagrante de descaso começou a circular nas redes sociais na noite desta quinta-feira (1°): um vídeo mostra o momento em que dois caminhões-pipa que prestam serviço ao Exército fazem o descarte de água no chão, bem ao lado do Canal do Sertão, no sítio Rolas, zona rural de Pariconha.
O líquido deveria servir para abastecer cisternas das comunidades rurais ou então ser devolvido ao Canal do Sertão. Não é o que acontece no vídeo, gravado por uma mulher não identificada que vai narrando toda a cena.
“Aqui é assim, ó: estragando água. É porque tá chovendo no nosso Sertão né obrigado a fazer uma coisa dessa, não. O Canal tá bem aqui pertinho. Eles enchem aqui, ó”, explica a autora do vídeo.
“Vai derramar também, veneno, vou gravar aqui, viu, ó. Pegando água do Canal, estragando nossa água aqui e jogando fora, que o Canal tá bem aqui pertinho. Não fique estragando, não, que Deus tá mandando água pra gente, mas né pra fazer um absurdo desse, não!”, diz a mulher que grava ao vídeo, quando alerta um dos homens flagrados fazendo o descarte da água.
Em seguida, ela se aproxima do outro caminhão que também está fazendo o descarte da água. “Olha o outro ali também, ó. Ninguém tem coragem de fazer isso, não, mas eu faço. Gravando, tá vendo o absurdo aqui, gente! Vem pegar água aqui no Canal... um absurdo de água, não pode acontecer isso, não. O Exército de Maceió também tá aqui, só que eles verem isso e fingem que não vê”, denuncia a mulher.
Em seguida, ela anda poucos passos até o Canal do Sertão, onde sugere que a água poderia ser devolvida. Ela também disse que sofreu uma tentativa de coação quando foi chamada por um dos pipeiros que faziam o descarte da água.
Segundo o coordenador da Operação Carro-pipa em Alagoas, capitão do Exército Adelino, os pipeiros flagrados já foram notificados e vão responder a um procedimento administrativo. Ele informou ainda que os dois terão a oportunidade de apresentar suas defesas. O coordenador também ressaltou que a atitude dos pipeiros é errada, já que não se pode descartar água dessa forma.
Confira abaixo o vídeo do flagrante do descarte irregular da água.
Utilize o formulário abaixo para comentar.