O Sertão de Alagoas conta com 12 lixões a céu aberto a menos, segundo dados do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL). São os seguintes os municípios da região que já encerraram seus lixões: Olho D’água das Flores, Batalha, Senador Rui Palmeira, Carneiros, Monteirópolis, São José da Tapera, Olivença, Santana do Ipanema, Belo Monte, Pão de Açúcar, Maravilha e Palestina.
Os dados foram divulgados pelo IMA/AL nesta terça-feira (12), na Agência Alagoas. Esses 12 municípios fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos da Bacia Leiteira (Cigres), que mantém um aterro sanitário entre os municípios de Olivença e Olho D’água das Flores.
Ao todo, segundo o Instituto, são 34 os municípios de Alagoas que já encerraram seus lixões. A medida atende à Política Nacional de Resíduos Sólidos, estabelecida pela Lei 12.305/2010, que previa o fim dos lixões até o ano de 2014. Mesmo após o fim do prazo, a maioria dos municípios alagoanos ainda usa o lixão a céu aberto.
Por outro lado, a proposta de prorrogação que estabelecia o encerramento dos lixões para o período entre os anos de 2018 e 2021, conforme o tamanho das cidades, ainda não foi apreciada pelo Congresso Federal.
LEIA MAIS:
Prefeito Zé Antônio vai herdar dívida por multa do IMA sobre o lixão de São José da Tapera
Utilize o formulário abaixo para comentar.