Duas mães de alunas da rede pública municipal de Dois Riachos gravaram vídeos denunciando que nos “kits merenda” recebidos pelas filhas, que estão sem aulas devido à pandemia de Covid-19, há produtos fora do prazo de validade, o que representa risco à saúde. Os vídeos circularam nas redes sociais neste final de semana.
Em um dos vídeos, uma mãe diz: “moro aqui na cidade de Dois Riachos e recebi o kit merenda da minha filha que estuda na Escola Luiz Constantino. O meu esposo foi recebe o kit e quando ele chegou em casa eu fui olhar os alimentos e me deparei com a mortadela vencida. Eu espero que isso não aconteça mais. Tá aqui a validade, viu? E eu espero que isso não se repita mais, isso não é coisa de se fazer”.
Em outro vídeo, outra mãe diz o seguinte: “olá, gente. Sou moradora daqui da cidade de Dois Riachos. Vim mostrar pra vocês o kit merenda escolar que eu recebi. Fui buscar aqui no colégio do bairro Alto da Conceição, que é onde a minha filha estuda. Chegando em casa me deparei com a mortadela totalmente vencida. Como dá pra vocês verem aí, a mortadela está totalmente vencida. Mães, vocês, antes de passar os alimentos para seus filhos, vocês olhem a validade dos produtos.”
Os dois vídeos mostram que a validade da mortadela foi encerrada em 26/05/2020. As duas mães de alunas, apesar de mostrarem o rosto, não se identificam.
O consumo de mortadela e outros “produtos embutidos” fora do prazo de validade pode causar botulismo, um tipo raro, mas grave, de envenenamento por toxinas produzidas por uma bactéria chamada Clostridium botulinum.
O Correio Notícia não conseguiu contato com a Prefeitura de Dois Riachos para comentar a situação, mas ressalta que está disponível para ouvir a Prefeitura ou a Secretaria Municipal de Educação, caso os gestores queiram se manifestar.
Confira abaixo os dois vídeos com a denúncia.
Utilize o formulário abaixo para comentar.