O monitoramento do tempo em Alagoas está sendo ampliado pela Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Entre os dias 26 e 29 de dezembro, técnicos da secretaria estão a percorrer os municípios do Alto Sertão para garantir a instalação dos pluviômetros automáticos.
Segundo a Sala de Alerta, os mecanismos auxiliam no acompanhamento da quantidade de chuvas na região, bem como na análise da seca nos municípios.
Os técnicos da Semarh, o meteorologista Henrique Mendonça e o analista de sistemas, Brunno Castro, já instalaram os pluviômetros nos municípios de Senador Rui Palmeira, Jaramataia e Dois Riachos. As próximas cidades que receberão o aparelho serão Mata Grande e Poço das Trincheiras.
“Os pluviômetros automáticos têm a função de medir o quanto choveu em uma cidade, mas também atuam no monitoramento da seca, comprovando se houve chuva ou não. Portanto, em caso de estiagem, os dados são para alimentar o Monitor de Secas do Nordeste”, explicou a mateorologista Isa Rezende.
O equipamento fornece diariamente os dados para a Sala de Alerta, que por sua vez confecciona um relatório e encaminha mensalmente para a Defesa Civil Estadual.
De acordo com o coordenador da Sala de Alerta, Vinícius Pinho, a instalação dos pluviômetros no Semiárido irá garantir informações em tempo real da região. “Os pluviômetros foram adquiridos com o objetivo de acompanhar os índices da chuva, como também da seca”, explica.
Utilize o formulário abaixo para comentar.