Após o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmar cinco pacientes de Delmiro Gouveia diagnosticados com Covid-19, a prefeitura emitiu uma nota para a imprensa esclarecendo que só reconhece três deles.
Segundo a nota, os outros dois pacientes que entraram na lista da Sesau referente ao município residem há muitos anos fora, mas, como no cartão do Sistema Único de Saúde (Sus) deles constam endereços de Delmiro Gouveia, eles foram relacionados como sendo domiciliados delmirenses.
A nota explica que um dos pacientes se trata de uma mulher, que era moradora do Distrito de Barragem Leste, mas reside há cerca de dois anos em Maceió. O outro é um homem, que reside no estado de São Paulo há nove anos. Os dois não tiveram as idades divulgadas.
A prefeitura realça na nota que os dois não residem mais em Delmiro Gouveia há muitos anos, por isso, segundo informou ainda na nota direcionada à imprensa, a Secretaria Municipal de Saúde vai solicitar que a Sesau retire os nomes dos referidos pacientes da lista de Delmiro Gouveia.
A Secretaria Municipal de Saúde reconhece apenas os casos de um idoso que morreu em decorrência da doença causada pelo novo coronavírus e dois empresários, um que está em quarentena em casa, no povoado Varzea do Pico, em Água Branca, e outro que está internado no Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca.
Confira a nota na íntegra
NOTA OFICIAL
BOLETIM COVID-19
17/05/2020
A Prefeitura de Delmiro Gouveia esclarece através desta, a informação divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas - SESAU, no Boletim Epidemiológico Nº 72 de 17 de maio de 2020, onde o município de Delmiro Gouveia aparece com 5 casos confirmados.
Os 2 novos casos, que ainda não haviam sido divulgados oficialmente pela gestão municipal, foram informados no final da tarde deste domingo e trata-se de dois pacientes que não residem em Delmiro Gouveia, porém ainda constam em seus cartões SUS, a nossa cidade como domicílio permanente.
Um caso envolve um paciente do sexo feminino, que residia há 2 anos na Barragem Leste e, de forma permanente, mora em Maceió. O outro caso, um paciente do sexo masculino que reside em São Paulo a 9 anos. A Secretaria Municipal de Saúde de Delmiro Gouveia já entrou em contato com os dois pacientes confirmando a informação de residência e já foi solicitado à SESAU que os 2 casos fossem removidos do quadro de Delmiro Gouveia.
A nossa cidade continua com 3 casos positivos, sendo 1 óbito e 2 casos ativos. Desde já, ressaltamos que a transparência nas informações é de extrema importância para o controle do novo coronavírus e para que possamos juntos, vencermos esta batalha.
Utilize o formulário abaixo para comentar.