A Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) divulgou nesta quinta-feira (25) que o município de Delmiro Gouveia registrou mais um caso suspeito de Monkeypox (Varíola dos Macacos). Ontem, o órgão havia informado que a cidade havia registrado outros três casos. Agora, o município tem quatro pessoas monitoradas.
A pasta da Saúde de Delmiro Gouveia confirmou em nota enviada ao Correio Notícia, na manhã desta quinta-feira (25), que os três primeiros suspeitos da Monkeypox (varíola dos macacos), são duas crianças e um adolescente.
O órgão também informou que eles não têm histórico de viagem e contato com suspeitos de infecção através da doença. Os pacientes se encontram em bom estado de saúde, cumprindo isolamento em suas residências.
A adolescente foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no último final de semana e as duas crianças, nesta quarta-feira (24). Os três suspeitos residem na área urbana.
A Secretaria orienta que os sintomas da doença são: Bolhas na pele de forma aguda e inexplicável, dor de cabeça, início de febre acima de 38,5°C, linfonodos inchados, dores musculares e no corpo, dor nas costas e fraqueza profunda. Nestes casos é necessário fazer exame para confirmar ou descartar a doença.
A Sesau informou ainda que os casos classificados como suspeitos permanecem sob monitoramento das Vigilâncias Epidemiológicas dos municípios de origem. Conforme informações atualizadas pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs), eles estão em isolamento domiciliar, sem evolução negativa do estado de saúde e, após cumprirem o período de isolamento preconizado, serão liberados.
Utilize o formulário abaixo para comentar.