A semana começou com várias reuniões em Maceió e o assunto não poderia ser outro: a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Delmiro Gouveia, no Sertão. Os encontros foram realizados junto ao secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres.
Em entrevista ao portal Correio Notícia, Tony Cloves explicou que atendeu um chamado da equipe técnica da Secretaria. “Pensei que a reunião seria com todos os convidados e no primeiro momento, onde o secretário se reuniu com o prefeito Padre Eraldo e equipe, fui impedido de participar”, abordou.
Ele explicou que, na segunda reunião, teve a oportunidade de participar das discussões do futuro da UPA. “Entramos na sala e fomos recepcionados pelo secretário. Lá, Alexandre Ayres explicou a mim e ao Ronaldo Medeiros como estava o andamento do futuro da UPA de Delmiro Gouveia”, explanou.
O conselheiro elencou que existem algumas possibilidades para a unidade e que esse processo está em fase de discussão. “Na reunião, foram colocados os seguintes destinos: o primeiro os governos do Estado e federal assumirem os valores da manutenção. O segundo, os recursos que a UPA recebe passem ao hospital da cidade, além de investimentos em aparelhos e estrutura para suprir a demanda da 10ª região. E a terceira seria o município gerir”, afirmou.
Ele informou que, mesmo com a requalificação para tipo II, é preciso um processo de inspeção pelo Ministério da Saúde para que os repasses retornem. “Após essa visita do órgão federal é que a verba volta a ser destinada”, completou.
Tony Cloves abordou que houve duas reuniões com o secretário estadual de Saúde. Uma com o prefeito de Delmiro Gouveia, acompanhado do vereador Geraldo Xavier (PSD) e do secretário de Infraestrutura, Silvio Clécio, e outra com Ronaldo Medeiros, acompanhado de Edvaldo Nascimento, do diretor do Hospital de Delmiro Gouveia, Ygor Costa, e do vice-prefeito, Gabriel Varjão.
“Nessa reunião, ficou claro que a decisão de reabrir a UPA partiu do prefeito e que, enquanto esse impasse da volta de verbas não for resolvido, o município terá que arcar com os custos da UPA, mantendo-a inclusive como tipo II”, enfatizou.
O conselheiro abordou ainda que a participação dele na reunião foi para discutir e contribuir com o funcionamento da UPA. “Todos estavam em busca do bem comum que é o funcionamento daquela unidade. Não tenho problemas com o gestor e com nenhum grupo. Precisamos melhorar a qualidade da Saúde do município e essa discussão é algo que diz respeito a todos”, finalizou.
Em matéria enviada ao portal, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Delmiro Gouveia informou que o gestor participou, na tarde desta segunda (18), de uma reunião com o secretário Alexandre Ayres. Ainda de acordo com o texto, o encontro traçou metas para o funcionamento da UPA que, segundo o órgão, atende à população de oito cidades sertanejas, no entanto, os municípios não participam das despesas de manutenção da unidade, mantida com recursos federais, estaduais e do município. (Confira aqui)
Utilize o formulário abaixo para comentar.