Apenas três cidades do Sertão foram selecionadas para participarem do projeto da Universidade de São Paulo (USP) visando melhorar a educação na região. No restante do estado outros sete municípios também foram contemplados pelo projeto.
Segundo a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Pão de Açúcar, Olho d’Água das Flores e Piranhas, através do convênio com a USP, terão a oportunidade de mudanças na gestão pública que resultará em maiores e novos subsídios, melhorando a aprendizagem e reduzindo a desigualdade educacional nas redes municipais de ensino desses municípios.
No Estado, o projeto será coordenado pela professora Ana Dayse Dorea, ex-reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o técnico da AMA, Luiz Geraldo.
O titular da Cátedra, Mozart Neves Ramos, ressaltou que o projeto não conseguirá atender a todos os municípios alagoanos, mas os selecionados podem se tornar multiplicadores, capacitando técnicos para aplicar as técnicas e tomadas de decisões.
A parceria envolve o uso de técnicas e métodos estatísticos para análise dos dados e índices educacionais dos municípios, o acesso às pesquisas, cursos e materiais produzidos pela Cátedra, o compartilhamento de conhecimento para plena utilização dos principais portais de dados educacionais, como o QEdu Gestão e o Atlas da Educação, e a participação em uma rede colaborativa com outros municípios parceiros da Cátedra. O projeto tem parceria de diversas empresas como Mind Lab e Vivo.
Utilize o formulário abaixo para comentar.