O português Jorge Jesus foi apresentado nesta sexta-feira como novo técnico do Fenerbahçe. O ex-comandante do Flamengo concedeu sua primeira entrevista coletiva no cargo e fez elogios à estrutura do clube, citando como objetivo fazer a equipe voltar a ser campeã turca - o que não ocorre desde 2014.
- Tenho muita experiência em grandes clubes como o Fenerbahçe. O clube dá todo o melhor à comissão técnica para sermos os melhores. Queremos ser os melhores na Turquia e queremos vencer o campeonato - disse Jorge Jesus.
Ao ser questionado sobre os principais motivos que o levaram para o clube turco, Jorge Jesus citou a vontade do presidente Ali Koç, que desejava a contratação do português desde janeiro, e também a movimentação dos torcedores nas redes sociais a favor da contratação.
- É verdade que eu ter aceitado esse convite do Fenerbahçe teve muito a ver com as pessoas. Teve a ver com o presidente, a forma que ele de forma convicta sabia que era eu o treinador que ele queria. O presidente foi muitas vezes a Portugal e foi isso que me convenceu, foi fundamental sentir como ele estava convicto naquilo que queria. Gosto de pessoas que são convictas, que sabem o que querem. Então essa certeza junto com os fãs comunicarem nas redes sociais pelo meu nome, foi o motivo que me fez olhar cada vez mais para o Fenerbahçe
O Mister foi perguntado especificamente sobre que sistema de jogo pretende implementar na equipe e elogiou o interesse dos jornalistas turcos pelo tema. E apontou que pretende se adaptar ao elenco, embora tenha preferência pelo 4-4-2, que implementou também no Flamengo.
- Não sou um treinador que jogo só num sistema, tenho um plano A e um plano B. Hoje o futebol, para além de um sistema, tem complementos que são importantes. O sistema é o princípio de tudo, mas não é o mais importante. O mais importante são os jogadores, e a partir daí tem que arranjar um sistema em função dos jogadores para ajudar a equipe. Venho como uma ideia de como poderemos jogar, num plano A, no 4-4-2, que é o sistema que mais êxitos me deu como treinador. Mas temos outras variantes para jogar em função do que o jogo ditar e do que for o nosso aniversário.
Veja outros trechos da coletiva de Jorge Jesus:
Contratação de reforços
- Tenho a consciência das condições que o Fenerbahçe pode pagar a seus jogadores, e a escolha foi baseada nisso. Alguns jogadores não conhecidos no mundo do futebol e na Turquia. Vamos tentar contratar jogadores que nós achamos que podem melhorar a qualidade da equipe do Fenerbahçe, não viemos fazer nenhuma revolução no elenco, viemos para fazer um equilíbrio com quatro ou cinco jogadores. É o que vamos tentar fazer, me reuni com o presidente sobre esse tema. E nessas três ou quatro semanas vamos tentar adquirir jogadores que sejam possíveis financeiramente e esportivamente.
Avaliação do elenco
- Fizemos uma avaliação nos últimos dias e achamos que o Fenerbahçe tem uma equipe com muitos jogadores com qualidade. E vamos tentar achar no mercado jogadores um pouco diferentes, principalmente no setor ofensivo, que possam dar criatividade ao Fenerbahçe, ser mais decisivos em jogadas individuais. Hoje, as grandes equipes juntam qualidade coletiva com a qualidade individual. E isso que vamos procurar, tentar arranjar funções de jogadores ofensivos, que possam fazer jogadas que os torcedores adorem e façam parte do espetáculo.
Tempo de contrato
- As condições de trabalho são de melhor clube do mundo, e eu já tive a oportunidade de treinar nos melhores clubes do mundo e sei fazer essa avaliação. E nem o treinador nem os jogadores do Fenerbahçe podem dar desculpas sobre resultados. Não é novidade pra mim fazer contrato de um ano, em todos os clubes fora de Portugal sempre assinei por um ano, porque o primeiro ano é um ano de adaptação para o treinador, para o presidente, para o clube. O mais importante não é financeiramente, mas esportivamente. E por isso fora do meu país, assino por um ano, fiz isso com todas as equipes.
Pré-temporada
- Hoje o calendário das equipes em todo o mundo não é fácil. E dentro do tempo possível vamos trabalhar com cinco semanas antes do primeiro jogo, que é super importante, das eliminatórias da Champions. Tenho alguma experiência, como no ano passado. São jogos muito fortes, com times fortes, e temos que preparar no tempo, que a equipe se apresente de um nível já forte. Ela tem uma vantagem que os melhores jogadores não vão sair, a equipe vai se manter dentro daquilo que era a primeira escolha do treinador. Isso pode ajudar no primeiro jogo, projetamos não só treinos, mas amistosos dentro dessas semanas. Mas o importante é fazer seis ou sete amistosos.
Contato com Alex
- Tenho amigos no Brasil, e Alex é um deles, pra saber como é o clube. Essa minha comunicação não foi só com Alex, mas com outros que passaram pelo clube. E portanto foi dentro de uma ideia e de uma lenda que Alex é no Fenerbahçe.
Carinho dos torcedores
- Disse que um dos fatores que me fez aceitar o convite teve a ver com os torcedores. A forma carinhosa como nas redes sociais passavam a ideia que me queriam foi um motivo muito importante para eu estar aqui hoje. Já tive a experiência de ver o ambiente neste estádio, os torcedores empurram a torcida para a vitória. E é muito importante sentir isso. Quem faz as grandes equipes são os torcedores. O Fenerbahçe é um grande clube e agora tem que ir atrás dos títulos.
Utilize o formulário abaixo para comentar.