A CBF divulgou na segunda-feira (16) o protocolo sanitário para o retorno do público aos estádios nos jogos das competições que estão sob sua tutela: Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. O documento foi elaborado em conjunto pela Comissão Médica Especial e pela Diretoria de Competições da entidade.
O protocolo exige que o torcedor apresente um comprovante de teste negativo para a Covid-19, além de um atestado de "vacinação plena" (1ª e 2ª doses aplicadas, a depender da vacina recebida).
A presença de torcedores visitantes nos estádios também não é permitida. Além disso, a CBF estabeleceu uma "taxa de normalidade", que pode ser usada pelos Estados como critério para o momento ideal para o retorno do público nos estádios com segurança.
"O protocolo é o resultado do trabalho de uma equipe multidisciplinar, que pensa em todos os fatores que cercam uma partida de futebol profissional. Ressaltamos que a presença de público depende da anuência das autoridades sanitárias locais. Nosso parecer leva em consideração o contexto atual do Brasil em relação ao combate à Covid-19. A qualquer momento, em caso de agravamento das condições da pandemia, este poderá? ser modificado ou interrompido, se assim decidido em conjunto pela CBF e pelos clubes envolvidos", destacou Jorge Pagura, presidente da Comissão Nacional de Médicos do Futebol (CNMF) e líder da Comissão Médica Especial da CBF.
A adoção do protocolo ainda está sujeita à aprovação dos conselhos técnicos das Séries A, B e C e do Campeonato Brasileiro.
Utilize o formulário abaixo para comentar.