Foi preso em Juazeiro, na Bahia, um foragido da Justiça acusado de pelo menos dois assassinatos em Canapi. A prisão de José Jorge Soares da Cruz Júnior, 25, foi realizada na noite do último dia 10 deste mês, após ele ser encontrado com droga.
Conforme relato da Polícia Militar (PM/BA), José Jorge foi preso depois de ser encontrado com uma quantidade de cocaína. Ele foi levado para a 1ª Delegacia Territorial, situada em Juazeiro, onde foi levantado que havia em desfavor dele dois mandados de prisão preventiva, expedidos pela Comarca de Maribondo, em Alagoas.
O primeiro mandado de prisão contra José Jorge foi expedido em 4 de novembro de 2020 e é referente a um latrocínio (roubo seguido de morte) praticado contra Irãmar Araújo da Silva, 29, no dia 11 de dezembro de 2019, no Sítio Caititu.
Conforme a investigação da época, Irãmar conduzia um caminhão boiadeiro durante a madrugada, por volta das 2h, quando foi rendido por um grupo armado. Ele foi obrigado a descer e seguir até a traseira do veículo de carga, onde foi morto com dois tiros na cabeça. O grupo criminoso fugiu levando um aparelho de telefone celular e a carteira da vítima, que é filha de um empresário do ramo de madeireira do município.
Por esse mesmo crime também foram indiciados e tiveram prisão preventiva decretada José Carlos Soares da Cruz, Josival Soares da Cruz e Geceni de Carvalho Peixoto (Seni). Não obstante, no dia 7 de março deste ano, Geceni e José Carlos tiveram as prisões revogadas pela Justiça e foram submetidos a diversas medidas cautelares.
No dia 2 de fevereiro de 2020, quase dois meses após o assassinato de Irãmar, um dos irmãos de José Jorge também suspeito de participar do crime sofreu um atentado. Ele estava junto com o pai, José Jorge Soares da Cruz, 60, quando o passageiro de uma moto chegou ao local atirando na direção dele. Durante a investida o idoso foi atingido com um dos tiros, foi socorrido, mas morreu no hospital para onde foi levado. O filho dele, que era o alvo, conseguiu escapar.
A segunda ordem de prisão preventiva contra José Jorge, expedida em 22 de julho de 2021, é relacionada a um homicídio qualificado contra Mário César Camilo da Silva, 41, morto a tiros no dia 3 de julho de 2020, no Sítio Olho D’água, zona rural de Canapi. A vítima era apontada como pistoleira do município.
A Polícia Civil (PC/AL) suspeita ainda de que José Jorge tenha participação em pelo menos outros dois homicídios, ocorridos em Mata Grande. Um deles teve como vítima o ex-vereador de Canapi Antônio Soares Brandão, mais conhecido como “Tonho Prefeitinho”, 54, morto a tiros na manhã do dia 17 de dezembro de 2019, no Sítio Riacho Verde.
Por volta das 6h30, “Tonho Prefeitinho” estava pedalando a margem da BR-316, quando foi alvejado com vários tiros, efetuados por outro homem. Ele morreu na hora depois de ser atingido na cabeça e no tórax. O político morava em Canapi, onde tinha uma loja de materiais de informática.
José Jorge será recambiado nos próximos dias para Alagoas, onde será ouvido pelo delegado Daniel Mayer, responsável pela 30ª Delegacia de Polícia de Canapi.
Utilize o formulário abaixo para comentar.