O ex-presidente Lula (PT) afirmou, em entrevista à Rádio Difusora de Goiás, na manhã desta terça-feira (27), que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está “refém” do Centrão. A fala se dá no mesmo dia em que o senador Ciro Nogueira (PP-PI) aceitou o convite de Bolsonaro para assumir o ministério da Casa Civil.
“Bolsonaro dizia que ‘vamos acabar com a velha política’. Qual é a nova política do Bolsonaro? Ficar refém do Centrão”, disse Lula.
Na última 5ª feira (22.jul), Bolsonaro afirmou que integrava o bloco político durante anúncio da reforma ministerial prevista para acontecer nesta semana. Ciro Nogueira, que esteve na base de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Lula (PT), Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB) participou de reunião com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto nesta 3ª feira para oficializar a nomeação.
VICE
Lula afirmou ainda que, caso se candidate nas próximas eleições, vai procurar um vice como José Alencar, o qual assumiu a vice-presidência da República durante os 2 mandatos de Lula. “Se eu for candidato, eu vou procurar uma pessoa que eu gosto, que a sociedade confie, e que eu durma tranquilo sabendo que ele tá lutando pelo país”, declarou o ex-presidente.
Pesquisa PoderData divulgada em 7 de julho mostrou que Lula abriu sua maior vantagem frente a Bolsonaro em uma possível disputa nas eleições de 2022. O petista concentra agora 43% das intenções de voto, contra 29% do atual presidente.
RAINHA DA INGLATERRA
O ex-presidente chegou a comparar Bolsonaro a rainha Elizabeth 2ª, da Inglaterra, ao afirmar que o Brasil está “desgovernado”. “O presidente não fala uma palavra como governador. Quem está governando o Brasil é o Guedes e o presidente da Câmara (Arthur Lira). O presidente (Bolsonaro) hoje é uma rainha da Inglaterra”, disse.
Utilize o formulário abaixo para comentar.