A cidade de Monteirópolis, no Sertão de Alagoas, completa 60 anos de Emancipação Política nesta segunda-feira (15). Até 1960, o município era um povoado e pertencia a Pão de Açúcar.
O nome que tinha antes da emancipação era Guaribas. Monteirópolis homenageia o sobrenome Monteiro, pertencente a uma das famílias que iniciaram o povoamento do local, ainda no século XIX.
Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem cerca de 7 mil habitantes. O censo do IBGE realizado em 2010 apontava 6.935 pessoas, distribuídas entre área urbana e as diversas comunidades da zona rural.
Migração de trabalhadores
Nos últimos 10 anos, porém, a cidade tem acompanhado uma evasão de moradores em idade economicamente ativa. Eles migram principalmente para municípios do interior de Santa Catarina, onde a presença de indústrias e o os serviços prósperos oferecem muitos empregos.
Uma dessas cidades que mais recebem mão de obra oriunda de Monteirópolis é Rio do Sul (SC), que tem cerca de 71 mil habitantes, conforme estimativa do IBGE para o ano de 2019. Assim, Rio do Sul equivale, em população, a Palmeira dos Índios, na região Agreste de Alagoas.
Ainda segundo o IBGE, em Monteirópolis, em 2017, o salário médio mensal era de 1.6 salários mínimos. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 6.8%. Ou seja: a cada 100 moradores, somente 6,8 possuíam algum trabalho remunerado.
Já em Rio do Sul (SC), no mesmo ano, também conforme o IBGE, o salário médio mensal era de 2.6 salários mínimos. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 41.6%, ou seja, a cada 100 moradores, 41,6 estavam empregados ou com algum trabalho remunerado.
Isso demonstra, portanto, o motivo pelo qual tantos jovens e trabalhadores deixaram Monteirópolis nos últimos 10 anos em busca de oportunidades em Rio do Sul e outros municípios do entorno e até do litoral de Santa Catarina.
Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, neste ano não haverá celebrações e nem shows musicais em Monteirópolis, como é tradição todos os anos no dia 15 de junho.
Pelas redes sociais, políticos com mandato e pré-candidatos parabenizaram a cidade. Um deles foi o vereador Roberto do Sindicato (PDT), que publicou o seguinte: “Nosso município está completando 60 anos de Emancipação Política, são 60 anos de muita luta, muitos desafios temos pela frente, que nosso glorioso São Sebastião interceda junto ao Pai, nosso bom Deus pelo nosso município e por todos os seus filhos e filhas, muitas felicidades ao povo de Monteirópolis, parabéns a todos por mais um ano de Emancipação!”
Utilize o formulário abaixo para comentar.