A Câmara de Vereadores de Mata Grande deu posse, na manhã desta quarta-feira (19), a três suplentes das coligações dos edis que foram afastados dos cargos por determinação da Justiça. A solenidade foi realizada durante sessão extraordinária.
Com apenas 24 votos, obtidos pela coligação “Unidos com a Força do Povo”, Edival Gama Basilio, o Vavazinho (PP), vai assumir a vaga de Orlando Ferraz (PP). Natural de Canapi, ele tem 50 anos e é servidor público municipal.
Quem também assume uma vaga na Câmara Municipal é o agricultor Lucivânio Rodrigues do Nascimento Freitas, conhecido como Vânio de Pedoca (PSDC). Ele obteve 376 votos pela coligação “O Povo Quer! Mata Grande Precisa!”. O novo vereador é natural de Mata Grande e tem 43 anos. Ele assume no lugar de Zé Jorge (PSDB).
O outro suplente que também vai compor a edilidade é o agricultor João Antônio Lima do Nascimento, mais conhecido como Tony Lima (MDB), que obteve 378 votos pela coligação “O Povo Quer! Mata Grande Precisa!”. Natural de Delmiro Gouveia e com 29 anos, ele toma posse no lugar de George Tenório (MDB).
Câmara dos suplentes
Dos 11 vereadores eleitos em 2016, apenas cinco permanecem à frente dos cargos: Rodolfo Izidoro (MDB), Silvana Lou (PP), Neném (PSD), Ivan Malta (MDB) e Juliana de Tino Reis (PRP).
O vereador mais votado do município, Joseval Costa (PP), foi preso e afastado do cargo em dezembro de 2017 acusado de receber propina para aprovar projetos de interesse do prefeito Erivaldo Mandu (PP), que também foi preso e afastado do cargo na mesma ocasião.
No lugar de Joseval na Câmara assumiu a segunda suplente da coligação, Dra. Genny Alencar (PP), já que o primeiro, Teomar Brandão (PP), já tinha assumido na vaga de Diana Brandão (PP), que tinha pedido licença para compor o secretariado do governo municipal.
Teomar também foi afastado pela Justiça, mas antes que outro suplente assumisse no lugar dele, a titular da vaga, Diana Brandão, retomou ao cargo. No entanto, pouco tempo depois, ela também foi afastada por determinação judicial.
Como o primeiro suplente Teomar Brandão continuava afastado e segunda suplente, Dra. Genny, já tinha sido empossada no lugar de Joseval Costa, a professora Luzia de Caíca (PP), suplente com 115 votos, foi quem ficou com a vaga.
A sequência de afastamentos determinados pela Justiça continuou com a vereadora Josivânia Freitas (PSB). No lugar dela assumiu o quarto suplente da coligação, Izildo Brandão (PP), que obteve apenas 33 votos.
Nova composição da Câmara
Com as mudanças realizadas até o momento, a nova composição da Câmara de Vereadores de Mata Grande fica da seguinte maneira: Drª Genny Alencar, Vavazinho, Luzia de Caíca, Ivan Malta, Silvana Lou, Tony Lima, Neném, Rodolfo Izidoro, Izildo Brandão, Vânio de Pedoca e Juliana de Tino Reis.
Utilize o formulário abaixo para comentar.