O deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT) protocolou nesta quarta-feira (13), na Assembleia Legislativa de Alagoas (Ale), um Projeto de Lei (PL) que visa proibir agentes da Segurança Pública de divulgar ações policiais.
Pelo projeto, fica proibido o uso de imagens de investigações e operações policiais em perfis pessoais das redes sociais dos agentes da segurança pública, bem como a exibição de armas, equipamentos, fardamentos e táticas utilizadas pela corporação, ou outras exibições que exponham o interior das instalações físicas ou viaturas do órgão de segurança.
De acordo com o parlamentar, com o advento da internet, alguns agentes de segurança pública encontram em seus perfis nas redes sociais formas de ganhar fama e notoriedade perante a sociedade, impulsionando, inclusive, conteúdo e violando os direitos do devido processo legal. A matéria será analisada pelas comissões técnicas e, recebendo parecer favorável, será votada no plenário.
Delegados rebatem
Imediatamente, delegados rebateram o PL apresentado na Assembleia. Para Leonam Pinheiro, que é pré-candidato a deputado estadual, afirmou que os parlamentares eleitos deveriam estimular a transparência através de todos os agentes públicos.
Thiago Prado, delegado e pré-candidato a deputado estadual, divulgou um vídeo onde afirma que “a velha política” faz de tudo para segurar as cadeiras ocupadas por eles na Ale. “Veja a que ponto chegou a preocupação da velha política em perder as cadeiras da Assembleia”, disparou.
O vereador por Maceió, Fábio Costa, rechaçou o PL e disse perceber maior aproximação entre sociedade e a Segurança Pública após a chegada das redes sociais. “Isso tem incomodado muito algumas pessoas que passaram a vida toda atacando e tentando distanciar a polícia da população”, abordou.
Utilize o formulário abaixo para comentar.