O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Tutmés Airam de Albuquerque Melo, decidiu pela suspensão do afastamento dos vereadores José Jorge Malta Amaral (PSDB) e George Angeles Alencar Tenório Cavalcante (MDB). A decisão foi publicada no Diário Eletrônico da Justiça (DEJ), edição desta quinta-feira (28).
Os dois estavam afastados dos cargos desde dezembro de 2018, por determinação da 17ª Vara Criminal da Capital. Eles são acusados de envolvimento em um esquema de desvio de recursos públicos. A suspensão do afastamento deles foi solicitada pela Câmara Municipal de Vereadores, por meio do procurador Agnelo Baltazar.
O pedido inclui ainda os vereadores Diana Gomes Brandão Malta (PP), Joseval Antônio da Costa (PP) e Josivânia Cordeiro Freitas de Oliveira (PSB), mas o afastamento deles, que também tinha sido determinado pela 17ª Vara Criminal da Capital, se manteve porque já tinha sido mantido pelo pleno do TJ/AL, motivo pelo qual o desembargador Tutmés Airam de Albuquerque Melo não pôde julgar a suspensão.
Também continua afastado do cargo o vereador Davino Orlando de Alencar Ferraz, que não foi incluído no pedido de suspensão de afastamento impetrado pela Câmara Municipal. Ele também teve o afastamento determinado pela 17ª Vara Criminal da Capital. A vaga dele é ocupada pelo suplente Edival Gama Basílio, conhecido como “Vavazinho” (PP), que obteve apenas 24 votos.
A acusação contra ele e os demais vereadores afastados foi baseada na colaboração premiada do ex-secretário de administração do município Carlos Henrique Lisboa da Silva, mas ele se retratou, alegando que mentiu na delação. Com isso, o Ministério Público Estadual (MPE/AL) pediu a rescisão do acordo de delação.
Diante da situação, o procurador do Poder Legislativo de Mata Grande argumentou a “inexistência de elementos concretos a justificar o afastamento dos vereadores de seus mandatos eletivos, a ilegalidade da decretação das medidas cautelares diversas da prisão impostas aos vereadores, a ausência de risco de reiteração delitiva e de contemporaneidade; a ausência de risco à aplicação da lei penal e à higidez da instrução criminal e o dever de estipulação de prazo razoável para a duração das medidas cautelares”.
Com o retorno de Zé Jorge ao Legislativo Municipal, deixa o cargo o suplente Lucivânio Rodrigues do Nascimento Freitas, conhecido como “Vânio de Pedoca” (PSDC). O mesmo acontece com o suplente João Antônio Lima do Nascimento, conhecido como “Tony Lima” (MDB), que ocupa a vaga de George Tenório.
A posse de Zé Jorge e George Tenório está prevista para a próxima quarta-feira (3), dia da sessão ordinária da Câmara Municipal.
Câmara dos suplentes
Dos 11 vereadores eleitos em 2016, apenas cinco permanecem à frente dos cargos: Rodolfo Izidoro (MDB), Silvana Lou (PP), Neném (PSD), Ivan Malta (MDB) e Juliana de Tino Reis (PRP), esta última presidente da Casa.
O vereador mais votado do município, Joseval Costa (PP), foi preso e afastado do cargo em dezembro de 2017, acusado de receber propina para aprovar projetos de interesse do prefeito Erivaldo Mandu (PP), que também foi preso e afastado do cargo na mesma ocasião. No lugar de Joseval na Câmara assumiu a segunda suplente da coligação, Dra. Genny Alencar (PP), já que o primeiro, Teomar Brandão (PP), já tinha assumido na vaga de Diana Brandão (PP), que tinha pedido licença para compor o secretariado do governo municipal.
Teomar também foi afastado pela Justiça, mas antes que outro suplente assumisse no lugar dele, a titular da vaga, Diana Brandão, retomou ao cargo. No entanto, pouco tempo depois, ela também foi afastada por determinação judicial. Como o primeiro suplente Teomar Brandão continuava afastado e segunda suplente, Dra. Genny, já tinha sido empossada no lugar de Joseval Costa, a professora Luzia de Caíca (PP), suplente com 115 votos, foi quem ficou com a vaga.
A sequência de afastamentos determinados pela Justiça continuou com a vereadora Josivânia Freitas (PSB). No lugar dela assumiu o quarto suplente da coligação, Izildo Brandão (PP), que obteve apenas 33 votos.
Nova composição da Câmara
Com as mudanças realizadas até o momento, a nova composição da Câmara de Vereadores de Mata Grande fica da seguinte maneira: Drª Genny Alencar, Vavazinho, Luzia de Caíca, Ivan Malta, Silvana Lou, George Tenório, Neném, Rodolfo Izidoro, Izildo Brandão, Zé Jorge e Juliana de Tino Reis.
Utilize o formulário abaixo para comentar.