Por decisão anunciada na manhã desta quinta-feira (10) pelo ex-deputado Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, o deputado estadual Antonio Albuquerque não é mais presidente estadual do partido.
A decisão foi tomada após o filho de Albuquerque, o deputado federal, vice-líder do Bloco Parlamentar PROS, PSC, PTB na Câmara Federal e líder da bancada do PTB, se recusar a impedir o voto do colega deputado Eduardo Costa (PTB/PA), que votou a favor do Projeto de Lei n° 399/2015, que visa legalizar a cannabis (maconha) para fins medicinais, é uma forma discreta de abrir portas para a legalização do uso recreativo da droga.
O PTB é contra o projeto e havia instruído aos seus filiados na Câmara votarem contra o projeto, o que não foi obedecido por Eduardo Costa que é médico. Caberia a Nivaldo Albuquerque retirar Eduardo Costa da votação. Mas ele não o fez, se tornando alvo das ordens restritivas do partido.
Em sua conta no Twitter, no próprio dia dá votação, o filho de Antonio Albuquerque explicou sua posição de não impedir o voto do colega.
“Hoje (dia 8/6) será votado na comissão especial o PL399/15, que trata da legalização do plantio da Canabis para uso medicinal. SE EU FOSSE VOTAR, VOTARIA CONTRA! Mas, como líder do meu partido, não posso retirar do deputado @dep_eduardo o direito de votar de acordo com as convicções dele.”, explicou Nivaldo.
Em resposta, Jefferson retrucou.
“A Executiva do PTB, por 90% de seus membros, decidiu posição contra o PL399, da maconha. Emitimos Resolução proibindo deputados de votarem a favor desse projeto. Mas o líder Nivaldo Albuquerque se recusou a retirar o Dep. Eduardo Costa da comissão. Afrontaram decisão partidária”.
Após a decisão de tirar a presidência do PTB de Alagoas de Antonio Albuquerque, que vinha anunciando ser candidato ao governo de Alagoas, Jefferson também anunciou o processo de expulsão do deputado Eduardo Costa.
“Peço perdão ao Brasil pelo voto a favor da maconha dado pelo Dep. Eduardo Costa do PA. Seu processo de expulsão terá curso a partir desse fato concreto, INFIDELIDADE PARTIDÁRIA. O vice Líder Nivaldo e seu pai Antônio Albuquerque perdem agora a direção do partido em Alagoas.”
Nas eleições municipais do ano passado o PTB de Alagoas foi um dos partidos que mais elegeu prefeitos e vereadores, motivando Antonio Albuquerque a anunciar que não iria mais concorrer à reeleição – após cerca de 20 anos de mandato – e lançar o nome do filho mais novo, Arthur Albuquerque, atual secretário estadual do Trabalho e Emprego, para seu lugar na Assembleia. Em uma recente entrevista Antonio Albuquerque anunciou que seria candidato ao governo do Estado pelo PTB.
Utilize o formulário abaixo para comentar.