Durante discussão dos processos de interesse da sociedade alagoana na Casa de Tavares Bastos, o deputado estadual Inácio Loiola (PDT) tem reforçado a importância de ações públicas que versem pela qualificação e incentivo às festas regionais e turismo no estado. De acordo com o parlamentar, o objetivo é de junto ao Poder Executivo criar um plano turístico para cada região, em especial na baixa temporada, permitindo que os municípios divulguem as potencialidades do turismo alagoano.
Dentre as matérias, com destaque o projeto de lei n• 208/2019 que inclui no Calendário Turístico e de Eventos do Estado festas tradicionais do Sertão alagoano, cujo número elevado de participantes gera divisas para os municípios, fomentam a valorização cultural e o resgate socioeconômico, sendo estas a FESTA DO LEITE de Major Izidoro, FESTA DO CARRO DE BOI de Inhapi, FESTA DO TRABALHADOR de Carneiros, EXPOCABRA de São José da Tapera, EXPO BACIA LEITEIRA de Batalha, FESTA DA JUVENTUDE de Santana do Ipanema, e também as FESTA DO FEIJÃO e ENCONTRO DOS CARREIROS E CAVALEIROS ambas do município de Senador Rui Palmeira.
Ao justificar as proposições, o deputado observou que as duas maiores potencialidades de Alagoas são a agropecuária e o turismo, que apresentam diversas áreas de atuação, como por exemplo o turismo de negócios, turismo de aventura e o turismo sustentável pouco explorados no nosso Estado.
"Nenhum estado do Nordeste tem o potencial turístico que Alagoas possui”, ressaltando as belezas naturais do Estado, a exemplo dos Cânions do São Francisco, entre os municípios de Piranhas e Olho d’Água do Casado, no Sertão; dos litorais Sul e Norte do Estado. “A região dos cânions e do litoral norte sobrevivem pela competência dos empresários que exploram essa atividade”, disse o pedetista, acrescentando que a divulgação dos Cânions do São Francisco é feita de forma mais competente pelo vizinho Estado de Sergipe, assim como o Litoral Norte tem maior publicidade feita por Pernambuco.
Autor da matéria, o deputado Inácio Loiola também enfatiza o atendimento das informações n 649/2018 e n 106/2019, que solicitam ao governo estadual a criação do Programa Estadual de Regionalização do Turismo e a criação do Circuito do Frio, integrando os municípios de Água Branca, Mata Grande as atividades já desenvolvidas com ênfase em Mar Vermelho e Ibateguara, revelando um roteiro de viagem de inverno para os visitantes de Alagoas.
Com a estruturação de novos roteiros para Alagoas, Inácio defende que o trabalho regionalizado permitirá, assim, ganhos não só para o município que recebe o visitante, como ainda fornecerá incremento à economia a partir da geração de emprego e renda local de toda a região.
Utilize o formulário abaixo para comentar.