Conhecido pela defesa intransigente a favor do rio São Francisco e do uso racional dos recursos naturais, o deputado estadual Inácio Loiola (PDT) voltou a chamar a atenção para com a necessidade urgente da recuperação e desassoreamento do Complexo Estuarino Mundaú-Manguaba.
Inácio Loiola (PDT) destacou a importância da pauta e reclamou da falta de políticas para reverter o quadro de descaso enfrentado por quem depende do ecossistema estuarino, patrimônio cultural, histórico e turístico do estado.
“Nenhum Estado do Nordeste tem essas duas riquezas, tanto para a exploração do turismo como para a questão da pesca. Várias e várias famílias tiram o sustento daquelas lagoas”, observou o parlamentar, lamentando que, ao longo dos anos, o complexo lagunar venha passando por um processo de enorme degradação, a exemplo do aterro de manguezais, despejo de esgotos industriais e domésticos, como também da contaminação do solo e do lençol freático.
Várias espécies já estão praticamente extintas das lagoas, como o camurim e o bagre, e na oportunidade Loiola solicitou um esforço conjunto entre municípios e Governo do Estado com destaque indispensável para a recomposição ciliar e dragagem nos locais mais críticos do complexo lagunar.
Utilize o formulário abaixo para comentar.