Noventa e oito candidatas a vereadora nos municípios do Sertão de Alagoas, nas eleições de outubro deste ano, não receberam nem o próprio voto. A situação, além de curiosa, pode ser ilegal, uma vez que existe a suspeita, por parte da Justiça Eleitoral, de que elas tenham aceitado se registrar como candidatas apenas para cumprir a cota mínima defina em lei, segundo a qual pelo menos 30% das vagas devem ser ocupadas por mulheres.
Um levantamento feito pelo Correio Notícia junto ao portal na internet do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revela que, dos 26 municípios do Sertão de Alagoas, em 22 deles houve candidatas que, mesmo com as candidaturas deferidas, não tiveram nem o próprio voto.
Por outro lado, em Belo Monte, Mata Grande e Senador Rui Palmeira, todas as candidatas foram votadas, bem como todos os candidatos a vereador. Já em Piranhas, também no Sertão, um candidato a vereador não recebeu nenhum voto.
Em todos os 102 municípios de Alagoas, 449 mulheres não tiveram nenhum voto para o cargo de vereadora. O procurador regional eleitoral Marcial Coêlho já começou a apurar os casos. O número de candidatas que tiveram votação zerada representa 21,41% do total de 2.097 candidaturas femininas. Esse percentual é sete vezes maior do que a proporção de homens que não receberam votos em outubro passado.
No Brasil
Um levantamento estatístico realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que 16.131 candidatos das Eleições 2016, em todo o Brasil, terminaram a eleição sem ter recebido sequer um voto.
O levantamento revela ainda que o número de mulheres candidatas que não receberam voto é muito superior ao de homens candidatos. Em todo o país, 14.417 mulheres se candidataram, mas não receberam voto. Já os homens somam 1.714 nessa situação.
De acordo com o ministro do TSE Henrique Neves, em texto publicado no portal eletrônico do Tribunal, esse número elevado de mulheres que não receberam votos pode ser atribuído às chamadas “candidaturas laranjas”, quando o partido lança candidatos apenas para preencher a cota obrigatória de 30% de participação feminina nas eleições.
“A quantidade de candidatas que não receberam nenhum voto é realmente preocupante e deve ser analisada de acordo com cada situação. Para que possamos chegar ao equilíbrio na representação por gênero, é necessário que seja assegurado que as mulheres possam competir nas eleições com efetiva igualdade de chances”, disse.
Confira abaixo o levantamento feito pelo Correio Notícia que mostra o nome e o partido das candidatas a vereadora, por cada município do Sertão, que não receberam nem o próprio voto nas eleições de outubro deste ano.
Água Branca: Nina (PT), Maria Helena (PPS), Gilda Noia (PMDB), Lúcia (PPS), Neuza Dorinha (PMDB), Lia Nóia (PSDB), Margarida (PP), Bia de Belo (PMDB), Lucinha (PTN), Celeste Zuza (PSD), Odete do Tingui (PMDB);
Batalha: Mercia Boiadeiro (PSD), Ivone Tenório (PTB), Penha Pretinho (PR), Adriana Amorim (PMDB), Mayra Melo (PR), Clarissa Souza (PMDB), Bahia Boiadeiro (PSD), Daniela Pereira (PR), Tainah Monte (PMDB), Maiara dos Santos (PR);
Canapi: Fiinha (PHS), Maria Zelia (PT do B), Joselia de Hermes (PPS), Amanda Kelly (PMDB);
Carneiros: Nena (PMDB), Ana (PRP), Clea Vanderleii (PMDB), Aparecida Patríci (PRP), Edilma (PSB), Preta (PMDB), Cleomárcia (PRP), Ronilda (PMDB), Fátima Nogueira (PSB);
Delmiro Gouveia: Judileuza (PRTB), Maria Luciana (PMDB), Viviane Varjão (PSDC), Marluce do Gonzagão (PPS), Maria Zilda (PPS), Austecline (PSDC), Mary (PRB), Isa Priscila (PSDC), Kátia Margarete (PP);
Dois Riachos: Larissa Camilo (PRP), Fabiana Dezinho (PSD), Regineide (PSD), Natane Soares (PT);
Inhhapi: Mikaely (PSDB), Juliana (PSDB);
Jacaré dos Homens: Valdilene (PSD), Amanda (PSD), Gabriela (PR);
Jaramataia: Cida do Renan (PRP), Renata do Wagner (PDT);
Major Izidoro: Vilma Cintra (PRTB), Maria Clementino (PMDB), Elizabete (PHS), Joelma Silva (PSC);
Maravilha: Hellen (PRP), Valmira (PRB), Lais Lopes (PRB);
Monteirópolis: Edineuza (PR), Liete de Damião (DEM), Luanna (PSDB);
Olho D’água das Flores: Onelia Cabeleireira (SD), Thammara (PMB), Thauany Carvalho (PR), Maria de Bel (PSD), Nicinha (PMB);
Olho D’água do Casado: Lucineide (PT), Luana Melo (PT);
Olivença: Daniela Rodrigues (PMDB);
Ouro Branco: Zineide (PTN), Eliene (PTN), Mila (PMDB), Michelly (PSDB), Angela Cabral (PSDB), Rosa (PV);
Palestina: Kathiane (PMDB), Lusiene (PMDB), Edilânia (PRB);
Pão de Açúcar: Mariza (DEM);
Pariconha: Valéria (PHS);
Poço das Trincheiras: Maryvânia (PP), Stephanie (PRB);
Santana do Ipanema: Liane (PT), Maria da Luz (PV), Regina Vieira (PV), Janayna (PROS);
São José da Tapera: Telma de Salgadinho (PMDB), Francisca Cavalcante (PTC), Raquel Barbosa (PMDB), Gilvania Souza (PSD), India (PSC), Lucidalva Gomes (PMDB), Gabriela Moura (PMDB), Andrea Feitosa (PPS), Sara Oliveira (PPS).
Utilize o formulário abaixo para comentar.