De camisa de mangas curtas, bermuda, chinelos e um boné personalizado com o próprio nome. Foi dessa forma que o vereador Diógenes Allan Farias Medeiros, conhecido como Allan da Arara (PMDB), compareceu ao primeiro dia de trabalho como gari, nesta terça-feira (10), após ter sido convocado pela Secretaria Municipal de Administração de Monteirópolis.
O vereador, que faz oposição ao atual prefeito Maílson Mendonça (PR), foi convocado na última sexta-feira (6), por meio de uma correspondência, e se apresentou na secretaria nesta segunda (9). Ele afirmou ao Correio Notícia que pediu, mas não recebeu nenhum Equipamento de Proteção Individual (EPI), apenas uma ferramenta de trabalho: uma enxada nova.
Já o secretário municipal de Administração, Danilo Izidoro Silva, afirmou à reportagem que o vereador recebeu, sim, o kit de EPI composto por botas, luvas e óculos.
“Todos os garis que trabalham no recolhimento de lixo possuem EPIs. Se houver algum que ainda não tem, nos procure que vamos dar toda assistência. Já o vereador está fazendo um trabalho de capinar mato, ele não faz coleta de lixo, mas mesmo assim recebeu o EPI”, explicou o secretário.
Ainda segundo o vereador Allan da Arara, os demais garis do município também não possuem nenhum EPI, apesar das cobranças feitas pelos vereadores, inclusive por ele próprio, ainda na gestão passada, de quem ele era aliado. “A Câmara já tinha aprovado um projeto para que a Prefeitura repassasse EPIs e até protetor solar aos garis”, colocou o vereador.
Quando acabar o recesso do Poder Legislativo, Allan da Arara vai usar a tribuna da Casa para cobrar do Poder Executivo a distribuição dos EPIs a todos os garis, inclusive a ele próprio, que não pensa em pedir licença nem demissão do cargo, no qual ele é servidor efetivo.
“É um trabalho digno, eu vou continuar exercendo, sim”, acrescentou o vereador, que em seu primeiro dia trabalhou das 7h às 12h capinando mato.
Segundo o documento enviado pela secretaria ao vereador na última sexta-feira (6), ele foi convocado “tendo em vista a carência de pessoal para suprir as necessidades do setor em específico”.
O vereador, que foi reeleito em outubro do ano passado, agora faz parte da mesa diretora da Câmara e ocupa a função de segundo secretário. Como as sessões ocorrem apenas uma vez por semana, nas tardes de sexta-feira, ele terá tempo disponível suficiente para desempenhar suas funções como gari.
Vereador Allan da Arara (à direita) usa boné personalizado com o próprio nome e uma enxada nova no primeiro dia de trabalho (Foto: Reprodução/Whatsapp) |
LEIA MAIS:
Vereador da oposição ao prefeito é convocado para reassumiu cargo de gari em Monteirópolis
Utilize o formulário abaixo para comentar.