Presos em uma operação do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), deflagrada na manhã deste domingo (24), em Mata Grande, o prefeito Erivaldo Mandu (PP) e o vereador Joseval Costa (PP) passaram por exame de corpo delito no Instituto Médico Legal (IML) de Maceió e foram encaminhados para o Sistema Penitenciário de Alagoas.
Erivaldo Mandu foi preso na residência dele, localizada na cidade de Mata Grande, e Joseval Costa no povoado Santa Cruz do Deserto, zona rural do município, onde reside. Os dois foram levados para Maceió. Outro vereador, identificado como Teomar Brandão (PP), também é alvo da ação, mas não foi localizado e é considerado foragido. O motivo das prisões não foi divulgado.
A operação do Ministério Público Estadual (MPE/AL), desencadeada por meio do Gecoc, contou com o apoio da Delegacia Geral da Polícia Civil, por meio do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre), da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), Afixia e Delegacia Regional de Polícia (1ª-DRP), sediada em Delmiro Gouveia.
Perfil político dos citados
Natural de Mata Grande, Erivaldo de Melo Lima, mais conhecido como Mandu, 57, é um comerciante. Entrou na política em 1996, quando foi eleito vereador de sua cidade natal, pelo PMDB. Foi reeleito nas duas eleições posteriores pelo PDT e PSB.
Em 2008 foi eleito vice-prefeito na chapa do prefeito Jacob Brandão, ambos pelo PP. Os dois foram reeleitos na eleição seguinte para os mesmos cargos. Em 2016, Mandu foi eleito prefeito com 54,47% dos votos.
Morador do povoado Santa Cruz do Deserto, Joseval Costa, 43, é comerciante. Entrou na política em 2008, quando foi eleito vereador pela primeira vez, pelo PTC. Ainda pelo mesmo partido, foi reeleito em 2012. E foi reeleito novamente em 2016, pelo PP, sendo o candidato mais votado do município.
Teomar Gomes Brandão (PP), 54, também é natural de Mata Grande e comerciante. Foi candidato pela primeira vez em 2016, pelo PP, e ficou na suplência. Assumiu ao cargo de vereador após a titular da vaga, Diana Brandão (PP), ser nomeada secretária municipal de Governo.
Utilize o formulário abaixo para comentar.