Monteirópolis, localizado no sertão de Alagoas e distante 215 quilômetros da Capital do estado, comemorou, nesta quinta-feira (15), 56 anos de sua emancipação política. A programação comemorativa incluiu toque de alvorada ao som de uma banda de música, repique de sino e espocar de fogos; hasteamento dos pavilhões do Brasil, de Alagoas e do Município; celebração de missa em ação de graças, na Igreja Matriz de São Sebastião, pelo pároco local; inauguração de quatro obras construídas pela Prefeitura de Monteirópolis, sendo uma no centro da cidade e três na zona rural; desfile de bandas fanfarras e show em praça pública com três atrações musicais: Geninho Batalha, Jonas Esticado e a dupla Roni e Matheus.
O prefeito Elmo Medeiros (PMDB) participou, ao lado da primeira dama Ana Paula Torres, assessores municipais, vereadores e outras lideranças, de todas a programação festiva. Por volta das 9 horas da manhã, em frente à sede do Executivo municipal, na presença de estudantes, professores, dirigentes escolares, assessores do governo municipal, vereadores, lideranças comunitárias e outros moradores locais, o prefeito fez o hasteamento da bandeira do estado de Alagoas, enquanto o presidente da Câmara Municipal, vereador José Ivan Santana, hasteou a bandeira do Brasil e o vice-prefeito Elisson Medeiros fez o hasteamento da bandeira de Monteirópolis.
Ainda durante a solenidade de hasteamento, o músico popular Zeca da Sanfona cantou versos e rimas de sua autoria para homenagear o aniversário da cidade. Já a Banda Musical São Sebastião executou os hinos do Brasil e de Alagoas.
Por volta das 10 horas, na Igreja Matriz de São Sebastião, o padre Bruno Igor Oliveira Cavalcante realizou a celebração da Santa Missa em Ação de Graças pelos 56 anos de emancipação política do município. Além do prefeito Elmo Medeiros, da primeira dama Ana Paula Torres e de outras autoridades e lideranças municipais, o templo católico ficou lotado de fiéis. Ao final de celebração, em clima de alegria, todos cantaram parabéns para a cidade de Monteirópolis.
E em clima de contentamento, na presença de populares, assessores municipais, vereadores, a primeira dama municipal, o pároco local e outras lideranças, o prefeito Elmo Medeiros inaugurou a obra de revitalização da Praça São Sebastião. Em seus discursos, o prefeito Elmo Medeiros e o vice-prefeito Elisson Medeiros disseram que a revitalização foi feita com recursos próprios e que a última obra realizada na Praça São Sebastião foi feita em 1985, isto é, havia 31 anos. “É com muito orgulho que estou inaugurando a reforma desta praça, fruto de um projeto simples e adequado à realidade financeira da prefeitura. Este local é um dos mais importantes pontos de encontro da sociedade monteiropolitana”, disse o prefeito.
Logo após a entrega da Praça São Sebastião à população, o prefeito e sua comitiva seguiram para a zona rural para inaugurar novas obras. No Povoado Agreste foi inaugurada a reforma, ampliação e nominação do Posto de Saúde Maria das Dores Simplício, uma homenagem prestada à parteira conhecida popularmente como “Mãe das Dores”. Na oportunidade, a moradora Creuza Maciel fez um relato sobre a vida a vida da homenageada. A bisneta Maria de Lourdes, da homenageada, agradeceu ao prefeito pela homenagem prestada à sua bisavó. Dentre as pessoas que discursaram durante a solenidade, destacam-se a secretária Michele Medeiros (Saúde), o vice-prefeito Elisson Medeiros e o prefeito Elmo Medeiros, todos destacaram a crise na saúde pública do Brasil, os investimentos que vê sendo feitos na Saúde do município Monteirópolis e o importante trabalho que a falecida parteira Maria das Dores Simplício realizou na comunidade. “Fazendo um comparativo com as gestões anteriores, a nossa gestão investiu mais de 300% que os outros prefeitos investiram na Saúde de Monteirópolis, pois temos o compromisso de melhorar a saúde da população”, disse Elmo Medeiros.
No Povoado Lagoa da Arara, os moradores receberam com alegria a comitiva do prefeito Elmo Medeiros. O gestor municipal inaugurou a reforma, ampliação e nominação da Unidade Básica de Saúde Maria Soledade Pereira, parteira conhecida como “Mãe Tatá”. Além da filha da homenageada, senhora Cícera Pereira, e do vereador Alan Medeiros, fizeram uso da palavra a secretária Michele Medeiros (Saúde) e o prefeito Elmo Medeiros.
Na Comunidade Quilombola Paus Pretos, o prefeito Elmo Medeiros inaugurou a obra de construção da Unidade Básica de Saúde Antonia Rosa da Conceição. O chefe do Executivo municipal, a primeira dama Ana Pula Torees e comitiva foram recebidos com muito calor humano pelos moradores locais.
Via-se a alegria estampada no rosto de cada morador que compareceu à solenidade inaugural. “Valeu a pena esperar. O nosso prefeito Elmo foi o único que prometeu e cumpriu”, disse uma das filhas da parteira homenageada.
Sobre a obra, as pessoas presentes ao ato inaugural, inclusive, o vereador de oposição, Patrício Vilela, elogiaram a iniciativa do prefeito Elmo Medeiros em construir uma unidade de saúde ampla, principalmente depois que outros gestores prometeram e não cumpriram suas promessas de campanha.
O morador local e secretário municipal de Agricultura, conhecido como “Dido”, disse em seu discurso que a obra ora inaugurada foi construída com recursos vindos dos governos federal, estadual e municipal, mas foi o prefeito Elmo que correu atrás dos recursos para construir. “Se não fosse o nosso prefeito, o nosso posto de saúde não teria sido construído. Tenho orgulho de dizer que faço parte desta equipe, pois o prefeito Elmo foi o único que prometeu em palanque e cumpriu com sua promessa”, disse o morador.
Em seu discurso o gestor municipal fez questão de fazer uma explanação sobre as dificuldades encontradas para realizar obras no município, em razão das dificuldades financeiras e, também, pelas dificuldades impostas por alguns vereadores de oposição.
Ele deu exemplo da obra de calçamento que iniciou no Povoado Paus Pretos e teve que paralisar por conta da má vontade de alguns vereadores, os quais não pensam no bem-estar da população e, por isso, ficam criando empecilhos por questões mesquinhas.
“Em 2013 cadastrei dois projetos para construção de duas unidades de saúde, porém, só foi aprovado um projeto de construção, que é este que estamos inaugurando hoje aqui”, disse o prefeito.
Elmo Medeiros também falou sobre diversas obras que já realizou e outras que ainda estão sendo realizadas, inclusive, o sistema de água encanada que irá abastecer diversas comunidades rurais, entre essas, Agreste e Paus Pretos, cuja tubulação foi instalada, restando agora a execução de outros serviços que venham concluir esta importante obra, fruto de uma parceria com o Governo de Alagoas.
Durante a inauguração da Unidade Básica de Saúde do Povoado Paus Prestos diversas autoridades e lideranças fizeram uso da palavra, entre essas: a secretária Michele Medeiros (Saúde), Zezé Marçal (filho da parteira homenageada), os vereadores Patrício Vilela e Roberto do Sindicato e a representante da Comunidade Quilombola Carrasco, de Arapiraca, Genilda Queiroz.
Em seu discurso, Genilda Queiroz fez rasgados elogios ao prefeito Elmo Medeiros pelo cumprimento de sua promessa de construir o posto de saúde da Comunidade Quilombola Paus Pretos. “Estou aqui com muita honra porque vejo um prefeito que tem o olhar voltado para a nossa comunidade. Ele prometeu e cumpriu sua palavra. Um prefeito deste temos que carregá-lo nos braços e não o deixar escapar de nossas mãos”, disse Genilda Queiroz.
Ao encerrar as inaugurações na zona rural, o prefeito e comitiva retornaram à sede do município, onde assistiram, no início da noite, ao brilhante desfile de bandas fanfarras. E à noite, a partir das 21 horas, o chefe do Executivo e a primeira dama do município compareceram aos shows musicais com os artistas Geninho Batalha, Jonas Esticado e Roni & Matheus.
As apresentações musicais atraíram um grande número de pessoas e a programação festiva de aniversário de 56 anos de emancipação política do município de Monteirópolis está sendo bastante elogiada pela população, pois o governo municipal realizou adequando-a à realidade financeira da Prefeitura, evitando, assim, gastos excessivos neste momento de crise econômica no País e, também, nas prefeituras brasileiras.
Utilize o formulário abaixo para comentar.