O prefeito em exercício de Mata Grande, Franklin Lou (PP), que assumiu a prefeitura na semana passada, denunciou que encontrou o prédio com salas trancadas e muitos setores sem documentos importantes.
Ele informou ao Correio Notícia que teme que a população seja prejudicada, pois até as folhas de pagamento não foram encontradas. “Achei que ia encontrar uma prefeitura organizada, com folha de funcionários, etc., pois já tem pagamento para o dia 20”, ressaltou o novo gestor, que assumiu o cargo em virtude do afastamento do prefeito Erivaldo Mandu (PP).
Nesses primeiros dias, segundo Franklin Lou, a prefeitura ficará fechada e funcionará apenas com serviços internos para tentar organizar a situação e “ter noção de como está o município”.
Ele ressaltou que foi feito um Boletim de Ocorrência relatando a situação encontrada no prédio e que vai tomar medidas junto aos Ministérios Públicos Estadual (MPE) e Federal (MPF) “para ajudar a dar um rumo ao município”. “Quero organizar as coisas o mais rápido possível para que a população não sofra”, disse o novo prefeito.
Prisão e afastamento do prefeito
O prefeito Erivaldo Mandu, que estava preso por determinação judicial desde o dia 24 de dezembro, teve o mandado de prisão revogado no dia 1° de janeiro, mas só foi posto em liberdade no dia 2.
Segundo as investigações do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), o gestor tem participação num suposto esquema de pagamento de propina a vereadores, um tipo de “mensalinho”. Junto com ele, também foi preso o vereador Joseval Costa (PP), que foi libertado no mesmo dia 2.
Apesar de estar em liberdade, Erivaldo Mandu foi afastado do cargo de prefeito por decisão do desembargador Celyrio Adamastor Tenório Accioly, a partir de uma ação do chefe do MPE, o procurador-geral de Justiça Aflredo Gaspar de Mendonça Neto, que pediu as perdas dos cargos do prefeito, do vereador Joseval Costa e de outras três pessoas por crimes contra a administração pública.
Confira abaixo um vídeo do momento em que a equipe do atual prefeito Franklin Lou entrou na prefeitura.
LEIA MAIS:
Após afastamento do prefeito, vice-prefeito assume comando da prefeitura de Mata Grande
Presos há 8 dias, prefeito e vereador de Mata Grande são afastados dos cargos pela Justiça
Prisão de Mandu está relacionada a pagamento de propina a vereadores, segundo MPE/AL
Utilize o formulário abaixo para comentar.