O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mata Grande, no Sertão de Alagoas, denunciou que há um atraso no pagamento dos salários aos profissionais que recebem pelo Instituto de Previdência, Aposentadoria e Pensões (Iprev) do município.
Segundo a presidente do Sindicato, Janicleide Carvalho, mais de 200 servidores estão prejudicados, o que inclui os aposentados, os pensionistas e aqueles que estão em licença-maternidade e recebendo auxílio-doença.
Somente na tarde desta terça-feira (20), de acordo com ela, alguns deles receberam os salários referentes ao mês de agosto. “Mas só teve pagamento para quem recebe um salário mínimo. Os professores inativos, por exemplo, que recebem um pouco mais de um salário, não receberam ainda”, relatou Janicleide Carvalho.
Ela também informou que nos últimos meses não há uma data certa para que os salários sejam pagos e que os pagamentos já ocorreram nos dias 5, 8, 10 e 30. Ela também relatou falta de transparência da gestão municipal em relação às contas do Iprev. “Todo mês é feito o desconto de 11% dos servidores ativos, mas nós não sabemos qual é o saldo atual do Iprev, e isso já foi solicitado”, argumentou a sindicalista.
Devido a essa situação, o Sindicato que Janicleide representa ajuizou uma ação na Justiça com o objetivo, segundo ela, de garantir o pagamento aos servidores inativos. A partir desse processo, o juiz que responde pela comarca bloqueou 15% dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de Mata Grande.
A prefeitura da cidade, por sua vez, reconheceu, por meio de uma nota, o atraso no pagamento aos servidores inativos e disse que ele foi provocado por um erro no sistema, além da greve das agências bancárias e o atraso do repasse do Governo Federal. A prefeitura disse ainda que o problema já estava sendo resolvido e que o mais rápido possível tudo seria normalizado.
A nota também diz que “o governo municipal lamenta profundamente que o Sindicato dos Servidores Públicos tenta mais uma vez fazer política, já que a presidente Janicleide faz parte do Partido dos Trabalhadores”.
Confira abaixo, na íntegra, a nota da prefeitura de Mata Grande.
A prefeitura de Mata Grande, reconhece o atraso no pagamentos dos aposentados pelo município. O motivo foi um erro no sistema que impossibilitou o pagamento desse mês, além disso, a greve das agências bancárias e o atraso do repasse do Governo Federal aumentando ainda mais a dificuldade no pagamento. O problema já está sendo resolvido e o mais rápido possível tudo será normalizado.Pedimos desculpas e a compreensão de todos, sempre fizemos o máximo para não ocorrer esse contratempo.
O governo municipal lamenta profundamente que o Sindicato dos Servidores Públicos tenta mais uma vez fazer política, já que a presidente Janicleide faz parte do Partido dos Trabalhadores, que apoia Luiz Pedro, o filho do prefeito afastado do cargo Celso Luiz, candidato a prefeito de Mata Grande nas eleições deste ano.
Utilize o formulário abaixo para comentar.