O vereador por São José da Tapera Kel de Tigela (PRTB) demonstrou prestígio entre os parlamentares da cidade, no final do mês passado, quando recebeu em casa a visita do senador Renan Calheiros (PMDB) para um encontro com agricultores.
Na ocasião, o senador tratou, entre outros assuntos, do perdão das dívidas dos agricultores familiares. Ele também falou sobre a pré-candidatura de Lula à Presidência e de seu apoio ao petista a partir de agora.
Por ter recebido em casa a visita do político mais influente de Alagoas em Brasília e que há mais tempo está no cargo, o vereador de primeiro mandato Kel de Tigela foi citado numa reportagem especial do jornal Valor, um dos mais importantes do país.
Isso porque um jornalista do veículo acompanhava a rotina do senador em Alagoas para produção de uma reportagem especial, que foi publicada no dia 31 de julho. A visita ocorreu no dia 26 do mesmo mês.
Confira abaixo alguns trechos da reportagem intitulada “Renan faz aposta mais arriscada em 40 anos”, do jornalista Vandson Lima, do jornal Valor:
“‘O Nordeste tem uma dívida enorme com Lula. Todos nós. E digo: se ele concorrer, vamos estar com ele e ele vai ganhar’, diz Renan a não mais que 30 agricultores e lideranças locais em São José da Tapera, pequena cidade no sertão alagoano composta de povoados e sítios, distante 240 km da capital. Parece inacreditável Renan, o todo-poderoso do Congresso, naquele cenário: uma casa simples, com reboco aparente, na qual o nome mais destacado depois do senador é o do anfitrião Kel de Tigela, vereador do município pelo PRTB. Qualquer entrevista do senador, em Brasília, conta com mais público do que os ali presentes.
Falante e direto, o Renan que encara um prato de galinha de capoeira em Tapera em nada lembra o personagem acuado que, em 2007, entupido de remédios, chegou a desmaiar à mesa durante a crise do caso Mônica Veloso, que o levou a renunciar à presidência do Senado, como conta o consultor de crises Mário Rosa em seu livro ‘Glória e Vergonha’. Renan foi acusado de usar a empreiteira Mendes Júnior, por intermédio do lobista Cláudio Gontijo, para pagar a pensão da filha que teve com Mônica em um caso extraconjugal. ‘Em campanha é assim: onde passa, tem que encher o bucho’, avisa Renan ao repórter, sem atentar ao ato falho de que a campanha – oficialmente – só começará daqui a um ano.
Emocionado pela presença ilustre, Kel de Tigela garante ao senador que será seu cabo eleitoral em 2018. Dele e do ministro do Turismo, Marx Beltrão, que tem trabalhado intensamente pela candidatura. Ex-prefeito de Coruripe, forte no Sul de Alagoas, Marx avalia até deixar o PMDB e migrar para o PSD para enfrentar Renan na luta pelo Senado.”
Utilize o formulário abaixo para comentar.