A candidata a deputada estadual Maria José Rodrigues Rosa de Oliveira, que na urna estava registrada como “Maria de Elísio Maia”, recebeu apenas 63 votos na disputa por uma vaga para a Assembleia Legislativa Estadual (ALE), durante a votação ocorrida neste domingo (7).
Natural de São José da Tapera, 58 anos de idade e com ensino médio completo, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a candidata homenageia no próprio nome o famoso “coronel” Elísio Maia, que por cerca de 40 anos dominou os destinos políticos de Pão de Açúcar e São José da Tapera.
Ela foi candidata pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) e trouxe à tona o nome do político sertanejo que está morto há 17 anos.
Elísio Maia era “coronel” apenas de mando, ou seja, não era militar nem da Polícia nem do Exército, mas tinha grande influência na região, sendo considerado um dos últimos coronéis do Nordeste.
Em Pão de Açúcar, Elísio Maia dominou a política local por mais de quatro décadas, seja exercendo o cargo de prefeito por duas vezes, seja apoiando aliados ou parentes. Na ALE, foi deputado por quatro legislaturas.
No Sertão, além da fama de ser mandatário de jagunços, também era conhecido por ter a palavra que valia lei e por ajudar pobres e famintos numa época de ausência do Estado, da lei, das políticas públicas e num ambiente de alta concentração latifundiária, onde quem nascia pobre morria miserável. Elísio Maia morreu de causas naturais em 2001, aos 87 anos.
O Correio Notícia não descobriu qual o parentesco de Maria de Elísio Maia com o político que foi famoso na região.
Utilize o formulário abaixo para comentar.