Aproveitando a abertura da janela partidária, na última quarta-feira (7), o deputado federal por Alagoas Givaldo Carimbão saiu do Partido Humanista da Solidariedade (PHS) para o Avante (antigo PTdoB) e ainda assumiu a presidência estadual da legenda.
Para justificar a mudança, o parlamentar citou um “racha” interno no partido. “O PHS é um partido que eu gosto, mas houve uma briga interna, onde aconteceu um racha na executiva nacional e foram parar na Justiça”, lamentou.
O deputado se refere a uma disputa judicial pela presidência do partido, que, em seis meses, já teve quatro presidentes diferentes. Ele tinha o receio de que a indefinição interferisse na distribuição dos recursos recebidos pelo partido para o financiamento das campanhas eleitorais dos candidatos da legenda.
Segundo Carimbão, por conta da indefinição no comando do PHS, pelo menos outros cinco dos sete deputados federais também devem deixar a sigla à qual estão filiados.
O parlamentar decidiu ir para o Avante depois de uma reunião com o presidente nacional do partido, Luiz Tibé, o presidente da executiva em Alagoas, Marco Toledo, e a suplente de deputada federal Rosinha da Adefal, que está à frente do mandato na vaga deixada pelo ministro do Turismo, Marx Beltrão (MDB).
Na conversa, que aconteceu na residência de Tibé, em Brasília, ficou definido que Givaldo Carimbão irá assumir a presidência do Avante em Alagoas. O próprio Marco Toledo, que estava na presidência do partido há 25 anos, aparece juntamente com o deputado federal em um vídeo, onde anuncia a mudança. O deputado estadual Carimbão Jr., filho de Givaldo, será o novo vice-presidente estadual da legenda.
Quem também mudou de partido foi o deputado federal Cícero Almeida. Ele trocou o Podemos pelo PHS, que era de Carimbão.
Assista ao vídeo:
Utilize o formulário abaixo para comentar.