O ex-governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) comunicou por meio de uma rede social, nesta segunda-feira (12), que não será candidato ao Senado nas eleições deste ano. A candidatura dele vinha sendo especulada no meio político e, inclusive, sendo tema de pesquisas eleitorais, nas quais ele aparecia bem colocado.
Na postagem, Vilela afirmou que essa decisão já foi comunicada ao presidente estadual do PSDB, Rui Palmeira – atual prefeito de Maceió – e que ele estará “firme no apoio à candidatura de Rui ao Governo do Estado”.
“Agradeço imensamente à população da minha Alagoas que me coloca bem situado nas pesquisas de opinião pública como candidato a Senador, assim como todas as manifestações de apoio que tenho recebido de lideranças políticas nacionais e locais”, disse o ex-governador na postagem.
Com a decisão de não disputar uma das duas vagas ao Senado este ano, Vilela abre margem para que outros candidatos sejam apontados pelo partido ou escolhidos em coligações. Um dos nomes citados como prováveis pré-candidatos é o deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB), que está no primeiro mandato na Assembleia Legislativa Estadual (ALE) e foi o mais votado entre os 27 parlamentares, nas eleições de 2014.
Outro que pode aliar-se ao PSDB para disputar uma vaga ao Senado é o deputado federal e ministro Maurício Quintella Lessa (PR). Ao mesmo tempo, a desistência de Vilela “facilita” a candidatura à reeleição dos senadores Renan Calheiros (PMDB) e Benedito de Lira (PP), cujos mandatos encerram-se em janeiro de 2019.
Confira abaixo a postagem feita pelo ex-governador Teotonio Vilela Filho.
Utilize o formulário abaixo para comentar.