Devido à mudança de Zona Eleitoral, ocorrida em 2017 – quando o município de Inhapi deixou de pertencer à 27ª, com sede em Mata Grande, e passou a fazer parte da 39ª, com sede em Água Branca – os eleitores da cidade estão confusos quanto ao local de votação.
Isso porque, quando eles acessam o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) para conferir a seção de votação, há uma diferença em relação à seção indicada no documento impresso. Desse modo, os eleitores temem não encontrar o local de votação, nas eleições previstas para outubro deste ano.
A reportagem do Correio Notícia procurou o Tribunal, que informou, por meio de sua Assessoria de Comunicação, que os eleitores que tiverem dúvidas quanto ao local de votação procurem o cartório eleitoral da cidade.
Em outubro do ano passado, o juiz eleitoral Filipe Ferreira Munguba assinou uma portaria determinando que todos os 12.219 eleitores de Inhapi solicitassem a emissão de um novo título, justamente em virtude da mudança de Zona Eleitoral – o que também alterou a seção de alguns eleitores.
Porém, ao tomar conhecimento da portaria, o TRE/AL desautorizou a medida, elaborando uma nova portaria para explicar melhor a situação. Em novembro do ano passado, por meio da Assessoria de Comunicação, o órgão informou ao Correio Notícia o seguinte: “Nenhum eleitor precisará solicitar um novo título. Somente aqueles que por ventura tenham alguma pendência a ser resolvida com a Justiça Eleitoral. Apesar da mudança de zona eleitoral, os documentos atuais continuam válidos. Pode ocorrer de haver mudança em alguma seção eleitoral, porém, os locais de votação continuam os mesmos, a população não tem com o que se preocupar. Em breve, iremos comunicar, usando carros de som e outras mídias disponíveis, as prováveis mudanças de seção eleitoral. Por outro lado, todas essas informações poderão ser consultadas pelos eleitores no site do TRE/AL”.
LEIA MAIS:
Eleitores de Inhapi não precisarão solicitar novo título, afirma TRE/AL
Justiça Eleitoral determina que todos os eleitores de Inhapi solicitem novos títulos
Utilize o formulário abaixo para comentar.