O deputado estadual Francisco Tenório (PMN) concedeu entrevista ao programa Tribuna Popular, da Rádio Correio FM, em Delmiro Gouveia, nesta segunda-feira (2). Na ocasião, ele lançou o seguinte questionamento: “Por que, ao invés de ajudar, Ronaldo Medeiros ficava criticando o Padre Eraldo?”.
Em seguida, ele mesmo respondeu dizendo o seguinte: “Ele vinha querendo enfraquecer a gestão para ele, junto com o vice-prefeito, se apoderar da prefeitura, interessava a eles derrubar o prefeito para assumir a prefeitura”.
“O Ronaldo elege um prefeito e briga com um prefeito. Isso é falta de inteligência”, acrescentou Francisco Tenório, que em junho deste ano foi anunciado pelo prefeito Padre Eraldo como o novo deputado apoiado por ele.
Após ter sido procurado pelo gestor, Tenório disse que foi ao governador Renan Filho (MDB) pedir apoio para destravar obras que estavam paradas na cidade. “O governador disse que estava esperando que houvesse um entendimento político entre o prefeito e o deputado Ronaldo. Mas a partir de quando fomos lá, conseguimos destravar muita coisa”, explicou o deputado estadual, que disputa a reeleição.
Avaliação da gestão de Padre Eraldo
Francisco Tenório disse ainda que o Padre Eraldo assumiu a prefeitura num momento de crise, com redução de receitas e aumento de despesas na cidade. Por essa razão, o prefeito precisou fazer escolhas e priorizar algumas áreas. “A gente não pode avaliar a gestão sem olhar a história”, frisou.
“Ele priorizou os mais carentes, os mais necessitados. Quando ele assumiu, houve redução do FPM, redução do ICMS repassado aos municípios, o fechamento da Fábrica da Pedra, que deixou cerca de 700 pessoas desempregadas. Então, tudo isso contribuiu para que o começo da gestão fosse mais difícil”, esclareceu Tenório.
“No primeiro ano, o Padre aumentou em mil alunos matriculados na rede municipal. Mas isso só conta para arrecadação do ano seguinte. Ou seja, foi uma despesa a mais sem a receita para custear. Em 2018 ele botou mais mil alunos a mais nas escolas. Esse recurso só vai ser recebido no ano que vem. O Padre está retomando a construção de quatro creches. Não tinha nenhuma em operação e não tem”, pontuou, ainda durante a entrevista.
Francisco Tenório também lembrou que, quando ainda era deputado federal, destinou mais de R$ 1 milhão para construção de um ginásio esportivo no Distrito de Barragem Leste – obra que ainda não saiu do papel. “Somente agora vai ser construído. Por que não fizeram antes, seis anos atrás quando o recurso foi enviado?”, questionou.
Ele disse ainda que foi um dos criadores do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) e autor, como deputado federal, do projeto de lei que garante a existência de air-bag em todos os veículos fabricados no Brasil.
Fama de valente
“Eu nunca fui valente, mas também nunca fui frouxo”, esclareceu. Ele disse que, quando se tornou delegado de Polícia Civil, teve que lutar pela criação da carreira de delegado no Estado, além de defender os demais delegados por meio da Associação Adepol, da qual foi presidente.
O cargo de delegado, até então, era apenas de indicação política por nomeação. “Eu tive que debater com os secretários de Segurança Pública da época, 30 anos atrás. Então, minha valentia era para cumprir meu dever e defender minha categoria”, afirmou.
Utilize o formulário abaixo para comentar.