Internautas criaram uma conta no Instagram na noite de domingo (8) para identificar os participantes dos atos de vandalismo e depredação em Brasília. Chamado “Contragolpe Brasil”, o perfil lista fotos, nomes, redes sociais e atuação de pessoas que aparecem em imagens do ato.
Até às 8h15 desta segunda-feira (9), a conta já reunia 582 mil seguidores e 115 publicações, a maioria com a identificação de extremistas. “Perfil para a identificação dos(as) criminosos(as) que atentam contra a democracia do Brasil!”, diz a descrição no Instagram.
Também há posts em que o administrador do perfil publica a foto do participante do ato e pede para seus seguidores ajudarem na identificação. “Ajude a identificar o criminoso que roubou uma toga (vestimenta) do STF”, pediu.
Os participantes dos atos são extremistas de direita. A maioria estava vestida com camisetas da seleção brasileira de futebol, roupas nas cores da bandeira do Brasil e, às vezes, com a própria bandeira nas costas. Dizem-se patriotas e defendem uma intervenção militar (na prática, um golpe de Estado) para derrubar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Utilize o formulário abaixo para comentar.