Após o encerramento das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a Rede Pública Estadual apressa o passo na preparação dos seus estudantes para a maratona rumo às melhores universidades do país. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) desenvolve junto às suas escolas uma série de ações visando auxiliar os alunos no ingresso do Ensino Superior.
 Aulões, simulados, roda de conversa e roteiro de estudos estão entre recursos que os estudantes podem contar na hora de se preparar para o exame. Foto:  Valdir Rocha/Agência Alagoas
Aulões, simulados, roda de conversa e roteiro de estudos estão entre recursos que os estudantes podem contar na hora de se preparar para o exame. Foto:  Valdir Rocha/Agência Alagoas
Mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia, gestores, coordenadores pedagógicas, articuladores de ensino e professores, integrados à equipe técnica da Seduc, formaram uma grande rede visando beneficiar milhares de estudantes da rede estadual, como explica a coordenadora do núcleo estratégico de recursos didáticos (Nerd) da Seduc, Danielly Verçosa.
“Com a suspensão das atividades presenciais nas escolas da rede estadual de ensino e o estabelecimento do Regime Especial de Atividades Escolares Não Presenciais (REAENP), todas as unidades de Ensino Médio passaram a trabalhar por meio de roteiro de estudos, organizados de forma interdisciplinar, alguns deles foram feitos para os estudantes que vão fazer o Enem, contemplando todas as áreas do conhecimento necessárias para uma boa prova”, explica Danielly.
Escolas em ação
Da capital ao interior, mesmo com todas as dificuldades, profissionais e estudantes mostram-se comprometidos e focados na busca pela aprovação. Em Maceió, as iniciativas da Escola Estadual Moreira e Silva, localizada no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), pela 13ª Gerência Regional de Educação (Gere), este ano seguem on-line, mas com a volta às aulas serão reforçadas de maneira híbrida para todos os alunos da escola.
“Estamos preparando aulas on-line com os assuntos que mais caem no Enem, além de alguns aulões que acontecem pelo Google Meet. Como a prova será em novembro, até lá, a ideia é que a frequência dessa prática aumente e os alunos tenham várias revisões, para garantir que todas as temáticas do Enem sejam trabalhadas”, garante a gestora geral do Moreira, Ely Quintela.
Dentre as unidades que compõem a 2ª regional está a Escola Estadual Ana Lins, que soma uma excelente marca em aprovações dos seus alunos em diversas universidades e faculdades, públicas e particulares. E para garantir que as aprovações continuem acontecendo, a unidade conta com calendários de aula, roda de conversa e intensivos.
“Realizamos três aulões: um às vésperas do recesso escolar, para deixar o gostinho de quero mais. Nos encontros abordamos técnicas de redação. Também contamos com cursinhos feitos isoladamente pelos nossos professores. Temos um momento de bate papo com ex-alunos onde eles podem falar um pouco da experiência deles enquanto vestibulando, para os alunos que vão encarar a maratona em Enem 2022”, detalha a gestora da escola, Josimere Queiroz.
Escola Web
Outra tecnologia essencial e viabilizada pela Seduc nesse processo de aulas remotas é a Escola Web. Por lá, é possível encontrar recursos digitais de aprendizagem, incluindo questões para simulados, roteiros de estudos e plataformas de atividades que apresentam aulas preparatórias para o exame nacional.
De acordo com Danielly Verçosa, gerente do Núcleo Estratégico de Recursos Didáticos (NERD), explorar o uso das tecnologias foi essencial nesse processo. “As escolas vêm mobilizando os estudantes por meio das redes sociais, com incentivo e apoio à realização das inscrições, aulões e simulados de preparação para a prova, bate-papo com ex-estudantes graduandos e com alguns profissionais de diversas áreas, entre outras ações”, finaliza Danielly.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
 Dólar5,38395,38690.0022
 Dólar5,38395,38690.0022 Euro6,22286,2383-0.000005
  Euro6,22286,2383-0.000005


