Buscar

Wilma Araújo

Compartilhe:
Quem é Wilma Araújo? É professora graduada em Letras com habilitação em Espanhol pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
15 de outubro, Dia dos Professores: os desafios da profissão que forma todas as outras
No dia a dia, lutam com os salários defasados, péssimas condições de trabalho e falta de apoio pedagógico e psicológico para exercer sua prática; por diversas vezes, encontram desafios que vão além da formação acadêmica
Foto: Reprodução/Internet

Se hoje reconhecemos, escrevemos e entendemos as letras, os números e seus significados, devemos tudo isso aos professores. Foram eles que, ao longo da vida, nos ensinaram a escrever e conhecer nosso nome, a ver e compreender o mundo, fazendo da sala de aula uma pequena sociedade, onde deveríamos respeitar as diferenças e as diversidades.

Enquanto professores, eles possuem múltiplas profissões, como orientador, psicólogo, médico, analista, administrador e em alguns casos assumindo o papel de pai e mãe, dando afeto e atenção. Essas demais funções transpõem e se sobrepõem às atribuições escolares. Por diversos momentos, eles também são mágicos, fazendo ‘malabarismos’ com as mais inusitadas situações do dia a dia, seja na vida profissional ou pessoal.

No dia a dia, lutam com os salários defasados, péssimas condições de trabalho e apoio pedagógico e psicológico para exercer sua prática. Por diversas vezes, encontram desafios que vão além da formação acadêmica, que não aprendem durante os quatro anos de faculdade. Enquanto estudantes acadêmicos, não acham nos livros ou em pesquisas científicas que eles precisam trabalhar três turnos para conseguir obter o mínimo para sustentar a família e o básico para investir em sua própria formação. Além disso, o docente lida com a violência física e psicológica dentro e fora das salas de aula.

Nota-se que o valor intrínseco e original do “ser professor” está esquecida. Hoje em dia, sobretudo no Brasil, a carreira de professor não é atraente e não consegue empolgar a juventude por não oferecer uma perspectiva de futuro que permita ao trabalhador transcorrer o tempo de trabalho com tranquilidade, além disso, na lista das profissões “ideais”, ser docente não confere status social.

Pensando nisso, vemos o desinteresse se refletindo nas salas de aula e temos um cenário em nosso país que está longe de ser o ideal para os professores e também para os alunos. Ser professor sempre foi e será um grande desafio. Porém, é preciso destacar as diversas transformações nas quais os docentes passam para poder exercer com excelência sua função.

No âmbito escolar, eles conseguem ser atores e atrizes, interpretando a vida como ela é, sentindo e transmitindo emoções e relatos da vida. São médicos, quando recebem em sala de aula crianças adoentadas pela miséria, pela falta de tempo e afeto da família, são psicólogos sem diploma, na dura arte da (in)compreensão dos pais.

No contato diário com pessoas, livros, conhecimento e saberes, os professores possuem a dedicação de um agricultor. Semeadores de sonhos, de afeto, de otimismo e de esperança. São pacientes e fortes, pois ainda que a sociedade não os reconheça, seguem lutando.

Neste contexto, proponho a seguinte reflexão: é possível ser professor em um país que pouco investe em educação? Sim. É fácil ser docente e exercer essa função? Não, e está longe de ser. Porém, não há como desenvolver a personalidade de um indivíduo e mostrar a ele que é possível sem acreditar no poder da educação.

Assim, neste 15 de outubro, comemore os seus erros e acertos, não desista e persita. Pois em algum lugar há um alguém precisando de suas habilidades e de um exemplo na sociedade.

Feliz Dia dos Professores!

Postada em 15/10/2017 09:37 | Atualizada em 15/10/2017 09:47
1 Comentário

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

O site Correio Notícia - Portal de Notícias do Sertão de Alagoas não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Veja mais de Wilma Araújo
Postagens Anteriores123456Próximas Postagens

1

SMTT

Ação educativa com feirantes de Delmiro Gouveia melhora acessibilidade das calçadas

2

Delmiro Gouveia

Prefeitura firma contrato de mais de R$ 1,5 milhão com instituto para administrar UPA

3

Educação

Projeto leva leitura e carinho aos pacientes do Hospital de Piranhas

4

Em flagrante

Menor suspeito de invadir residência, furtar facas e outros objetos é apreendido em Inhapi

5

Crime elucidado

Homem apresenta-se à polícia e confessa ter matado adolescente a facadas em Água Branca

6

Agricultura

Prefeitura de Canapi: Máquinas garantem plantio

1

De Delmiro Gouveia

Quadrilha Junina Estrela do MAC vira orgulho, mas luta contra dificuldades financeiras

2

Velho conhecido

Suspeito de furto a residências é preso após ser contido por populares em Delmiro Gouveia

3

Sendo construído

Memorial em homenagem a Delmiro Gouveia não ficará pronto na data do centenário

4

EM MONTEIRÓPOLIS

Gari vereador denuncia falta de uniforme e de EPI; secretário diz que ele tem, mas não usa

5

Promessa do futebol

Revelação do Delmirense 2015 assina contrato profissional e disputa 2ª Divisão do Alagoano

6

Adiado novamente

TJ adia pela quinta vez e marca para dezembro julgamento do prefeito de Monteirópolis

1

Autoria desconhecida

Delmirense é surpreendida por criminosos e acaba morta a tiros no Rio Grande do Norte

2

Promessa do futebol

Revelação do Delmirense 2015 assina contrato profissional e disputa 2ª Divisão do Alagoano

3

Próximo de casa

Homem é morto com vários disparos de arma de fogo enquanto retornava de padaria em Inhapi

4

A casa caiu

Suspeito de furtar motos de galpão utilizado pela Polícia Civil é preso em Delmiro Gouveia

5

Após levantamentos

Ação policial recupera veículo furtado e prende suspeito em Delmiro Gouveia

6

Está em coma

Professor de São José da Tapera fica gravemente ferido em acidente próximo a Arapiraca