Buscar

Wilma Araújo

Compartilhe:
Quem é Wilma Araújo? É professora graduada em Letras com habilitação em Espanhol pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela Universidade Candido Mendes (UCAM)
O desrespeito à Enfermagem com fantasia de “enfermeira sexy” e a nota de repúdio do Coren
Atriz Bruna Marquezine errou ao se fantasiar do que se chama de “enfermeira sexy” para o Halloween; categoria é formada majoritariamente por mulheres que lutam há décadas por valorização e respeito
Foto: Reprodução/Coren-SP

Em nada ajudou às profissionais de Enfermagem a fantasia de “enfermeira sexy” usada pela atriz Bruna Marquezine no último fim de semana para ir a uma festa de Halloween. A vestimenta usada pela atriz, mesmo que tenha tido o interesse de mostrar irreverência ou bom humor, só serviu para reforçar um estereótipo indesejado, injusto e que não valoriza as profissionais de Enfermagem.

Essas mulheres, que dedicam anos de estudo para obter uma formação séria e conseguir emprego em uma atividade tão essencial, que é cuidar das pessoas, além de conviverem com baixos salários e sobrecarga de trabalho, não raramente são vítimas de assédio e abusos profissionais.

Assim, a sexualização evidente na fantasia da atriz, que é uma das pessoas mais seguidas nas redes sociais no Brasil, ou seja, uma influenciadora digital, não ajudou em nada às enfermeiras. Pelo contrário, atrapalhou.

Diante da situação, o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) acertadamente divulgou uma nota em que repudia a atitude da moça. “Repudiamos veementemente essa conduta, pois ela incentiva a sexualização de uma categoria que há décadas luta por valorização e respeito. São trabalhadoras que enfrentam sucessivas jornadas de trabalho, em seus lares e no cotidiano profissional e que não merecem ou devem ser estereotipadas dessa forma", diz a nota.

"A enfermagem é uma profissão que exige conhecimentos técnicos, anos de estudo e muito empenho e dedicação em seu cotidiano. Além disso, por ser uma categoria predominantemente feminina, com mais de 80% de mulheres, sofre os impactos das desigualdades de gênero, o que inclui episódios de violência e assédio", reforça outro trecho da nota do Coren-SP.

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) também divulgou nota sobre o episódio. “Esse tipo de conotação sexual é inadmissível em um país misógino, machista e violento como o Brasil. O que pode parecer um gesto inofensivo, na verdade, contribui para erotizar a imagem de uma profissão que, historicamente, sofre com assédios, violências e abusos psicológicos de toda ordem. São 2,5 milhões de profissionais de Enfermagem no Brasil: 85% são mulheres. Praticamente todas elas têm alguma história de assédio moral ou sexual para contar. Uma realidade lamentável, que precisa ser combatida diariamente”, diz trecho da nota.

Assim, passada a “lacração” nas redes sociais, recebidos todos os likes, cliques e comentários possíveis pelo uso da fantasia e terminada a festa de Halloween, está mais do que na hora da atriz refletir com maturidade e fazer um pedido de desculpas à categoria. É o mínimo que se espera dela agora.

E, caso queira realmente ajudar às profissionais de Enfermagem, bem que ela poderia usar a influência que tem nas redes sociais para cobrar dos parlamentares a aprovação do projeto de lei que estabelece a carga horária de trabalho e a remuneração mínima nacional para enfermeiros e técnicos de enfermagem.

A luta é grande, há um desequilíbrio de forças políticas, sendo as trabalhadoras o elo mais frágil, e as profissionais precisam de apoio, respeito e valorização, inclusive de quem tem muita saúde, fama e influência, mas que em algum momento da vida já precisou ou vai precisar do trabalho das enfermeiras.

Postada em 03/11/2021 22:02
1 Comentário

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

O site Correio Notícia - Portal de Notícias do Sertão de Alagoas não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Veja mais de Wilma Araújo
Postagens Anteriores123456Próximas Postagens

1

BATE BOCA

PEC dos combustíveis: Bolsonaro nega que haverá “atrito” com estados

2

ELEIÇÕES 2022

Rodrigo Maia vai coordenar o programa de governo de João Doria para as eleições

3

PREOCUPANTE

IBGE detecta aumento de oito centímetros no nível do mar no Brasil

4

MAIS CAROS

Seca e chuva aumentam custos no campo e devem pressionar inflação dos alimentos

5

ENTRETENIMENTO

Rachel Sheherazade vence ação trabalhista contra Silvio Santos e o SBT

6

Acidente

Batida entre caminhonete e moto deixa mulher gravemente ferida em Delmiro Gouveia

1

Fatalidade

Batida entre moto e caçamba resulta na morte de uma pessoa em Delmiro Gouveia

2

Acidente

Motociclista morto em batida com caçamba em Delmiro era policial militar de Minas Gerais

3

Wellington Amâncio

O sapo e o escorpião

4

Jota Silva

Taxa do Lixo já existe em Delmiro Gouveia e quem criou foi Padre Eraldo

5

Investigação

Identificado suposto condutor de caçamba envolvida em acidente que matou policial mineiro

6

CRESCIMENTO

Governador assina convênio para construção do Centro de Convenções de Delmiro Gouveia

1

Na AL-140

Batida entre motos resulta na morte de uma pessoa e deixa outras duas feridas em Inhapi

2

Violência

Ocupantes de carro matam homem com vários tiros após pedirem água na casa dele em Inhapi

3

Violência

Homem invade chácara e atira contra duas pessoas durante festa de batizado em Inhapi

4

Investigação

Identificado suposto condutor de caçamba envolvida em acidente que matou policial mineiro

5

Na AL-145

Homem morre depois de perder controle de moto e colidir com árvore em Água Branca

6

Curva do S

Homem fica gravemente ferido após sobrar em curva e bater em árvore em Água Branca