Buscar

Wilma Araújo

Compartilhe:
Quem é Wilma Araújo? É professora graduada em Letras com habilitação em Espanhol pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela Universidade Candido Mendes (UCAM)
O protagonismo invisível da Enfermagem
Diante do atual cenário em que enfrentamos uma pandemia, não é difícil reconhecer o papel decisivo dos enfermeiros em um hospital ou em um serviço ambulatorial de saúde
Foto: unileao.edu.br

O século é 19, o cenário Inglaterra, neste período o papel da mulher na sociedade era limitado a ser esposa, mãe e dona de casa, com quase nenhum espaço no mercado de trabalho. Apesar da Inglaterra viver o auge da Revolução Industrial, não havia lugar de destaque e nem aceitação da mulher no mercado de trabalho ou exercendo qualquer profissão.

Em um contexto dominado pelo homem e amplamente preconceituoso, eis que surge Florence Nightingale, uma mulher de classe média, intelectual, desgarrada de alguns costumes sociais de sua época, focada em cuidar das pessoas para promover a saúde, revoltada com os desmandos, erros de estratégia e desumanidade de líderes durante a condução da “Guerra da Crimeia”, que já havia matado alguns milhares de seus compatriotas e que disse verdades duras à rainha Vitória quando teve com ela um encontro presencial.

Florence Nightingale ousou e tomou atitudes que lançaram as bases para o que viria a ser, tempos depois, a Enfermagem como profissão, como ciência e como missão. Mais do que cuidar, ela inovou, pois desafiou os chefes militares para que pudesse aplicar as técnicas de enfermagem da forma adequada, com melhores condições de trabalho para ela e para outras enfermeiras e em um ambiente melhor higienizado e mais digno para os enfermos.

Suas atitudes contribuíram para reduzir o número de mortos, garantindo-lhe reconhecimento e uma certa popularidade. Ela foi tão assertiva no que difundiu que, atualmente, é considerada a principal expoente da história da Enfermagem mundial, tendo a data de seu nascimento, 12 de maio, celebrada como o Dia Internacional da Enfermagem. Uma data comemorada para homenagear os profissionais enfermeiros que lutam diariamente para firmar a profissão como ciência e obter o reconhecimento profissional e humano.

Diante do atual cenário em que enfrentamos uma pandemia, não é difícil reconhecer o papel decisivo dos enfermeiros em um hospital ou em um serviço ambulatorial de saúde. É evidente o protagonismo do enfermeiro, pois este ampara o doente enfraquecido, pega veias invisíveis para administrar soro e os antibióticos. Além disso, você já deve ter tido a companhia e recebido a tranquilidade destes profissionais nos momentos de fragilidade psicológica ou na solidão das madrugadas dos hospitais.

Ao não notarmos o papel dos enfermeiros e técnicos de enfermagem, estamos demonstrando a nossa falta de empatia por aqueles que sempre nos recebem e cuidam, pois não basta reconhecer em palavras o valor do seu trabalho. É preciso cobrar aos nossos representantes o reconhecimento salarial e lutar junto a estes profissionais por melhores condições de trabalho.

Para isso, nós, sociedade, devemos exigir dos senadores que aprovem o Projeto de Lei (PL) 2564, o qual fixa o piso salarial nacional de enfermeiros e técnicos de enfermagem. Desta forma, traremos à luz a importância dos enfermeiros nas unidades de saúde, dando-lhes o papel de protagonistas e o reconhecimento que eles merecem.

Postada em 11/05/2021 09:09 | Atualizada em 11/05/2021 09:11
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

O site Correio Notícia - Portal de Notícias do Sertão de Alagoas não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Veja mais de Wilma Araújo
Postagens Anteriores123456Próximas Postagens

1

Orgulho alagoano

Modelo de Inhapi destaca-se nas passarelas e sonha com carreira internacional

2

Se deram mal

Criminosos trocam tiros com policiais, capotam carro e acabam presos em Olivença

3

Mais gastos

Governo vai gastar R$ 25 milhões com nova estatal, a NAV Brasil, neste ano

4

Violência

Fotógrafo é morto em Niterói após pedir silêncio a traficantes para a filha dormir

5

luto na política

Bruno Covas, prefeito de São Paulo, morre aos 41 anos, vítima de câncer

6

Antônio Melo

Podcast: De novo, com o Canal, guaraná e bolo enganam o sertanejo

1

Olho D'água das Flores

Prisão de motorista de prefeitura pode colocar na cadeia “Tribunal da Morte” do Sertão

2

DE VOLTA

Bolsonaro retorna ao Sertão e inaugura Trecho 4 do Canal do Sertão em São José da Tapera

3

Prazo de 90 dias

Câmara de Delmiro Gouveia firma contrato de mais de R$ 8 mil para compra de microfones

4

Wellington Amâncio

Seis bons procedimentos a quem está internado com a covid

5

Wellington Amâncio

Sobreviver à Covid — Um relato

6

MAIS DINHEIRO

Deputados aprovam reajuste dos subsídios de servidores públicos estaduais

1

Olho D'água das Flores

Prisão de motorista de prefeitura pode colocar na cadeia “Tribunal da Morte” do Sertão

2

Violência

Homem que seria morador de rua é espancado até a morte em Delmiro Gouveia

3

Delmiro Gouveia

“Só dei duas ripadas, outros terminaram o serviço”, diz suspeito de matar morador de

4

Na AL-145

Homem com problemas mentais morre depois de ser atropelado em rodovia de Água Branca

5

Exclusivo

Morador de rua encontrado morto com marcas de espancamento em Delmiro seria da Bahia

6

BOA NOTÍCIA

Caixa antecipa segunda parcela do auxílio emergencial