A Associação do Ministério Público de Alagoas (Ampal) divulgou uma nota de repúdio, nesta segunda-feira (6), na qual defende o promotor Luiz Tenório das acusações feitas pelo prefeito de Monteirópolis, Elmo Medeiros, que vieram à tona na última sexta-feira (3), em reportagem publicada pelo jornal Extra Alagoas.
Por meio da nota, a Ampal afirma que empenha seu total e irrestrito apoio ao trabalho do promotor Luiz Tenório, que faz parte do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), e repudia “a forma inconsequente e absolutamente leviana como se expressou, perante determinado órgão da imprensa local na semana passada, o prefeito de Monteirópolis, o qual, provavelmente tomado de temor pessoal em face das investigações instauradas pelo Ministério Público para apurar suposto crime contra a Administração daquele Município, resolveu partir para o ataque à pessoa do referido promotor de Justiça”.
Segundo a reportagem do jornal Extra Alagoas, o promotor Luiz Tenório está sendo acusado de perseguição ao município de Monteirópolis desde que o prefeito Elmo Medeiros se negou a contratar seu filho - Oscar Tenório de Novais Almeida - como advogado da prefeitura.
O prefeito de Monteirópolis, conforme a reportagem do jornal, ainda acusa o promotor de Justiça de abuso de poder ao submeter nove servidores municipais – quatro homens e cinco mulheres – a constrangimento e humilhação, e determinar suas prisões em flagrante. O caso foi denunciado à Corregedoria do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL).
Confira abaixo, na íntegra, a nota de repúdio da Ampal em defesa do promotor.
NOTA DE REPÚDIO
A Associação do Ministério Público de Alagoas - Ampal, no sentido de garantir o respeito às prerrogativas e à atuação funcional dos membros da Instituição, empenha seu total e irrestrito apoio ao trabalho realizado pelo promotor de Justiça Luiz Tenório Oliveira de Almeida, que desenvolve seu trabalho de maneira exemplar, notadamente no combate à improbidade administrativa, razão pela qual granjeou o reconhecimento e a admiração da sociedade alagoana, destinatária única dos préstimos do Ministério Público no Estado. Repudiamos a forma inconsequente e absolutamente leviana como se expressou, perante determinado órgão da imprensa local na semana passada, o prefeito de Monteirópolis, o qual, provavelmente tomado de temor pessoal em face das investigações instauradas pelo Ministério Público para apurar suposto crime contra a Administração daquele Município, resolveu partir para o ataque à pessoa do referido promotor de Justiça, que nada mais fez senão cumprir o seu dever nos exatos limites de suas atribuições constitucionais. Por isso, a Ampal REPELE veementemente toda e qualquer insinuação lançada, por quem quer que seja, com o reprovável propósito de macular a lisura, a honestidade, a imparcialidade e a correção de postura do colega Luiz Tenório.
Maceió, 06 de maio de 2016.
A Diretoria
Utilize o formulário abaixo para comentar.