Cinco dos nove deputados federais alagoanos assinaram um requerimento para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que pretende investigar possíveis ações abusivas de procuradores federais e do então juiz Sergio Moro na Lava Jato. Moro agora ocupa o cargo de ministro da Justiça no governo de Jair Bolsonaro.
O requerimento tem 175 assinaturas, quatro a mais que o mínimo necessário para instalação da CPI. Entre os representantes de Alagoas na Câmara Federal, assinaram o documento os deputados Arthur Lira (PP), Isnaldo Bulhões Júnior (MDB), Paulão (PT), Sérgio Toledo (PL) e Tereza Nelma (PSDB).
O objetivo da CPI, segundo o requerimento, é investigar “a violação dos princípios constitucionais e do Estado Democrático de Direito, em razão da suposta articulação entre os Membros da Procuradoria da República no Paraná e o então Juiz Sergio Moro da 13ª Vara Federal de Curitiba, tornadas públicas pelo site The Intercept no mês de junho do corrente ano”.
O requerimento também propõe investigar um conluio entre procuradores da Lava Jato e o ex-juiz Sergio Moro, bem como “supostas ações de irregularidade e de conduta extraprocessual”.
Utilize o formulário abaixo para comentar.