O ex-prefeito de Água Branca José Rodrigues Gomes, mais conhecido como “Zé de Dorinha” (MDB), ingressou com ação na justiça por calúnia e difamação contra o vereador José Horlando da Silva Santos, o “Horlandinho de Neuza” (PSD), que é líder do atual governo na Câmara.
O processo foi motivado a partir de um áudio de Whatsapp em que o vereador faz críticas a alguém que ele não identifica, mas que estaria na mesma foto que ele, o atual prefeito Zé Carlos (PSDB), o governador Renan Filho (MDB) e o senador Renan Calheiros (MDB), além de outras pessoas, no camarote da prefeitura montado durante o Festival de Inverno da cidade, ocorrido no começo deste mês. O ex-prefeito Zé de Dorinha aparece na foto.
“Essa pessoa foi a responsável pelo atraso da cidade de Água Branca e que a equipe de governo só a recebeu no camarote porque tinha educação”, diz o vereador em um trecho do áudio, sem identificar a quem está se referindo.
Ainda na gravação, Horlandinho diz que “quando está em casa, a pessoa está disposta para receber todo mundo, pessoas de bem, mau caráter, corruptas e ladrões. Pessoas que roubaram tratores, dinheiro da educação, saúde e água, as que deixaram o Município no Cauc".
“O Renan Filho e Renan Calheiros são pessoas de bem, que estão ajudando o Governo, porém, têm pessoas nessa foto que entraram de penetras. Chegaram para se aproveitar do evento e tomar até a bênção ao prefeito Zé Carlos”, afirmou o edil, durante o áudio gravado e que se espalhou pelas redes sociais.
Não tendo dúvidas de que as imputações foram direcionadas para ele, na manhã do dia 15 deste mês, Zé de Dorinha procurou a Delegacia Regional de Polícia (1ª-DR), em Delmiro Gouveia, onde registrou um Boletim de Ocorrência contra o vereador.
O ex-prefeito relatou para a polícia que, mesmo sem citar nomes, Horlandinho se referiu a ele e que, além de ofendê-lo, pediu para que os demais internautas divulgassem o áudio.
Intimado para prestar esclarecimentos na delegacia, o vereador reconheceu a gravação como sendo dele, mas alegou que não postou o conteúdo na internet e que as falas não foram direcionadas a Zé de Dorinha, principalmente porque não cita o nome do ex-prefeito.
No site do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), o processo registrado contra o vereador na Vara do Único Ofício de Água Branca tem o número 0700288-22.2018.8.02.0202. A vítima está identificada apenas pelas iniciais J.R.G. (José Rodrigues Gomes).
Ouça o áudio:
Utilize o formulário abaixo para comentar.